Precisa fazer renovação da CNH? Detran faz mutirão em Manaus

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Amazonas promove neste sábado, 15, um mutirão que vai oferecer 840 vagas para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Manaus. Saiba mais.

Precisa fazer renovação da CNH? Detran faz mutirão em Manaus
Precisa fazer renovação da CNH? Detran faz mutirão em Manaus (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Os atendimentos serão feitos das 8h às 16h somente para renovação da carteira de motorista. Só serão atendidos os cidadãos que tiverem agendado o atendimento previamente através do site do Detran AM.

Serão montados 20 guichês de atendimento para as renovações da CNH e todas as medidas de proteção contra o coronavírus serão seguidas.

Documentação 

Para ser atendido, o cidadão deve se dirigir ao mutirão portando os seguintes documentos originais e cópias:

  • RG ou documento oficial equivalente
  • Um comprovante de residência dos últimos três meses

Caso o motorista for renovar sua CNH das categorias C,D e E, é preciso apresentar também o laudo do exame toxicológico, que pode ser realizado nos laboratório s credenciados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Mudanças na CNH com o novo Código de Trânsito Brasileiro

  • Pontuação

A suspensão da CNH possuí três limites de pontos: 20 para os condutores que cometeram duas ou mais infrações gravíssimas; 30 para aqueles com somente uma infração gravíssima, e 40 se nenhuma infração gravíssima tiver sido cometida.

A punição, para os casos de suspensão direta, pode variar de dois a oito meses, ou de oito a dezoito meses em casos de reincidência.

No caso de motoristas profissionais, a regra dos 40 pontos sempre será aplicada, independente da natureza da infração.

Isto era uma antiga reivindicação dos caminhoneiros. Segundo o entendimento do legislador, já que estes profissionais passam mais tempo no volante que os demais motoristas, o limite de pontuação para eles deveria ser diferente, visto que a suspensão do direito de dirigir traria dificuldade para o sustento de suas famílias.

  • Emissão e renovação da CNH

A validade da carteira de motorista (CNH) passa a ser de dez anos para motoristas com até 50 anos de idade. Os que tem entre 50 e 70 anos agora precisam renovar a cada cinco anos.

No caso dos motoristas com mais de 70, a renovação é a cada três anos. A regra é igual para os motoristas profissionais. As mudanças só valem para as habilitações expedidas após 12 de abril de 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.