Recebeu benefícios do INSS de 2003 a 2009? Você pode ter direito à revisão de valores

INSS libera mais um pagamento de restituições para os segurados que tiverem seus benefícios atrasados ou diminuídos. Se você começou a receber pensão ou aposentadoria entre 2003 e 2009 fique atento, o processo de revisão salarial foi aprovado e deverá injetar mais de R$ 116 milhões na economia nacional. Saiba se será um comtemplado.

Recebeu benefícios do INSS de 2003 a 2009? Você pode ter direito à revisão de valores (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Recebeu benefícios do INSS de 2003 a 2009? Você pode ter direito à revisão de valores (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

As restituições do INSS nada mais são do que a concessão de um novo pagamento destinado exclusivamente para quem teve o benefício alterado indevidamente.

Na grande maioria dos casos ela é aprovada quando a avaliação de liberação do INSS ficou em atraso, ou quando o cálculo de definição do salário diferencia das regras previdenciárias.

Quem tem direito a restituição do INSS?

Atualmente o órgão passou a conceder os reajustes para aqueles que, entre 2003 e 2009, estavam recebendo valores de auxílio, pensão e aposentadoria.

Nesse caso, cerca de 98.458 pessoas serão contempladas, tendo a grande maioria mais de 60 anos de idade. Como mencionado acima, o valor total a ser pago é de R$ 116 milhões, de acordo com o relatório do próprio INSS.

A concessão ocorrerá para os segurados da:

  • Pensão por morte;
  • Auxílio doença previdenciário;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio acidente previdenciário;
  • Auxílio doença por acidente de trabalho;
  • Aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho;
  • Auxílio doença por acidente de trabalho;
  • Auxílio acidente;
  • Pensão por morte por acidente de trabalho.

Como saber se meu nome foi incluso na folha de restituição?

O procedimento de consulta é simples e pode ocorrer de duas formas:

  • Serviço Meu INSS
  • Central de Atendimento, pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para quem for tentar pelo site, basta preencher o formulário de identificação pessoal e selecionar a guia do processo. Na página, haverá um informe explicitando o andamento da análise. É importante ressaltar que o valor a ser concedido só pode ser informado via justiça.

Calendário de pagamento

Para o mês de maio os pagamentos ocorreram da seguinte forma:

  • final 1 e 6: 2 de maio
  • final 2 e 7: 3 de maio
  • final 3 e 8: 6 de maio
  • final 4 e 9: 7 de maio
  • final 5 e 0: 8 de maio

Quem teve o benefício depositado, basta acessar a conta bancária informada ao INSS e fazer o saque ou transferência a qualquer momento.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.