Privatização da Caixa? Audiência desta quinta-feira (13) discute impactos

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados fará uma audiência para debater a privatização da Caixa Econômica Federal (CEF). Na ocasião também será analisado como ficará a política de prestação de serviços. 

Privatização da Caixa? Audiência desta quinta-feira (13) discute impactos
Privatização da Caixa? Audiência desta quinta-feira (13) discute impactos. (Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil)

Proposta pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), a audiência também foi marcada com o objetivo de discutir como será resolvida a situação dos candidatos selecionados no concurso realizado pela Caixa no ano de 2014, mas que ainda não foram convocados. 

Participarão da audiência um representante da Caixa Econômica, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Sindicato de Bancários de São Paulo e a presidência da Comissão Independente dos Aprovados no concurso da CEF 2014. 

A audiência está marcada para ocorrer no plenário 12 após as 10h. Os interessados podem acompanhar o debate através do portal e-Democracia. 

A proposta de privatização pelo Governo Federal tem sido pauta de constantes debates nos últimos meses, envolvendo bancários de diversas instituições e sindicalistas. Em meio a todas as alegações, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse ter descartado tal possibilidade, uma vez que o faturamento está em dia. 

“Antes desse governo, a Caixa estava nas páginas policiais. Não tinha balanço auditado há quatro anos, não tinha mulher como vice-diretora, e nem pessoas com deficiência. Não tinha respeito como esse governo tem”, disse Guimarães. 

Na oportunidade, o presidente da Caixa ainda fez um comunicado sobre a possível abertura de cerca de 100 agências por todo o Brasil. Estas agências, poderão ficar situadas em municípios com 20 a 40 mil habitantes. Na atual gestão já foram abertas 76 agências da Caixa, sendo que 90% estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

Contudo, diante de todas as facetas referentes à privatização ou não da Caixa, em certo momento chegou a acontecer um manifesto contrário ao processo. Organizado pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de Presidente Prudente no mês de abril, os manifestantes fixaram um banner apresentando as principais reivindicações da categoria. 

Entre as demandas está o posicionamento contrário à privatização, uma vez que a Caixa é o único banco 100% público do Brasil. A Caixa é a administradora responsável pelo repasse de uma série de benefícios a nível federal, como o FGTS, PIS, Bolsa Família e agora o auxílio emergencial.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.