Câmara dos deputados debatem custos e impactos da tecnologia 5G no Brasil

Na tarde desta terça, 11, a Câmara dos Deputados promoveu um debate para tratar da implementação da tecnologia 5G no Brasil. A reunião que aconteceu de forma remota, discutiu o custo econômico, escolhas e o impacto nas operadoras e seus clientes.

Câmara dos deputados debatem custos e impactos da tecnologia 5G no Brasil
Câmara dos deputados debatem custos e impactos da tecnologia 5G no Brasil (Foto: Marko Aliaksandr/Shutterstock)

No debate estavam presentes a diretora da área de Economia do Direito da LCA Consultores, Claudia Viegas, o coordenador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Diogo Moyses Rodrigues, e o sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil, Marcio Kanamaru.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) e o deputado Vitor Lippi (PSDB) foram os que solicitaram a realização da audiência. O objetivo da reunião foi preparar os parlamentares da Câmara para o leilão da rede 5G que, segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, está programado pra julho.

Operadoras já se preparam para o 5G

As operadoras já começaram a se preparar para a chegada da tecnologia mesmo antes do leilão. A TIM, em parceria com a Huawei, já iniciou os testes no Brasil. A Claro, por sua vez, diz em seu site que já opera com a primeira rede comercial 5G DSS no Brasil.

“O 5G DSS é o início da caminhada tecnológica 5G, a introdução de novas possibilidades através da conectividade. Tecnologia esta que é possível ser disponibilizada por meio do compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), utilizando a rede e frequências atuais da Claro”, disse a Claro. 

A Vivo, por sua vez, disse que também está trabalhando com o 5G DSS. O site da operadora diz que o serviço está disponível em 8 capitais neste primeiro momento.

Mesmo com as operadoras se preparando e se adiantando para oferecer o 5G, não existe até agora, uma data cerca de quando o leilão da tecnologia acontecerá.

5G

Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga.

Sistema que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018. Sendo o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a grande parte dos dispositivos atuais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.