Novidades no mercado de exportação. Nesta semana, a Amazon informou que entrará no comércio eletrônico realizando entregas gratuitas de produtos vindos do exterior. Além da marca, a chinesa AliExpress anunciou também que estará reforçando sua logística para facilitar a vida do consumidor brasileiro na hora de adquirir produtos de fora do país.
Entre os principais efeitos da pandemia do novo coronavírus está a utilização frenética do comercio digital. Diante dos riscos de contaminação em uma viagem internacional ou até mesmo uma ida ao shopping, parte significativa da população passou a comprar online. Pensando nisso, a Amazon acaba de ampliar sua atuação.
Detalhes da operação via Amazon
Com um crescimento de aproximadamente 26% e um faturamento médio de R$ 110 bilhões, as vendas online viraram alvo de disputa acirrada no mercado.
A Amazon passará a permitir que os clientes brasileiros consigam ter acesso ao seu catálogo de produtos internacionais, aqueles comercializados fora do país.
Entrega rápida e gratuita
De acordo com as informações concedidas pela Amazon, seu aplicativo e site passarão a contar com a função ‘compras internacionais’, onde os usuários poderão adquirir em real centenas de produtos vendidos no exterior.
A ideia é que o tempo entrega seja 40% menor em comparação com a atual demanda da ferramenta.
A marca garantiu que estará liberando o parcelamento dessas compras em até dez vezes e aqueles que forem assinantes prime terão o frete grátis desde que a aquisição do item tenha o selo ‘prime’.
Competição acirrada
Com a implementação do novo serviço a Amazon passa a competir com marcas como o AliExpress, chinesa que passou a vetar voos direto para o Brasil para otimizar a entrega dos produtos e baratear o frete. Segundo a empresa, agora as compras internacionais chegarão em até 12 dias.
– São Paulo é apenas a primeira cidade beneficiada de uma série de municípios brasileiros que, gradualmente, vamos incluir no programa entrega em até 12 dias – disse Yan Di, principal executivo da AliExpress no Brasil.
Avaliação do mercado
Consultora de tecnologia, Renata Magalhães explica que é uma tendência cada vez maior as marcas ampliarem seus serviços para as plataformas e otimizarem o tempo de entrega dos produtos.
– O investimento em logística passou a ser essencial nesse momento para permitir maior agilidade. Além disso, estamos vendo o reforço das empresas em catálogo e firmando parcerias para permitir maior oferta. As empresas estão usando todas as armas que têm – disse Renata.