Tem medo de perder dinheiro? ESTES são os melhores investimentos para seu perfil!

Para que os investidores possam aproveitar as aplicações da melhor forma, conhecer o perfil de investidor é uma etapa essencial. Dessa forma, ficará mais fácil saber quais são os melhores investimentos para o respectivo perfil — entre conservador, moderado e agressivo.

Tem medo de perder dinheiro? estes são os melhores investimentos para seu perfil!
Tem medo de perder dinheiro? estes são os melhores investimentos para seu perfil! (Imagem: Lukas/Pexels)

O perfil de investidor se refere à classificação que cada investidor recebe. Esta especificação depende de fatores como os objetivos, os riscos e tempo que a pessoa pretende aplicar.

A análise do perfil acontece por meio de um questionário. Por meio de uma avaliação, a pessoa saberá se enquadra no perfil conservador, moderado e agressivo ou arrojado.

Grande parte das instituições financeiras que disponibilizam produtos de investimentos realizam esta análise de perfil com os clientes.

No questionário, será possível compreender quais riscos o usuário está disposto a assumir ao realizar as aplicações.

Os perfis de investidor e os melhores investimentos para cada perfil

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), há três grandes tipos de perfil de investidor. As instituições financeiras atuam com este modelo.

O perfil conservador possui baixa tolerância ao risco. Sendo assim, este tipo prefere investir em opções que que apresentam nenhum ou baixo risco. De forma feral, o investidor opta por produtos mais previsíveis, sem grandes oscilações.

Em geral, este perfil busca a proteção do patrimônio, mesmo que deixe de ganhar maior rentabilidade. Dessa forma, os investimentos mais relacionados pelo C6 Bank ao perfil conservador são os de Renda Fixa. Estão presentes, por exemplo, os CDBs pós-ficados, fundos conservadores e Tesouro Selic.

O perfil moderado se refere ao investidor que corre um risco médio nas aplicações. Este perfil está disposto a assumir riscos pouco maiores para garantir maior rentabilidade. Com isso, o investidor se arrisca mais, mas ainda toma mais cuidado com a segurança.

O investidor moderado, geralmente, possui mais conhecimento do mercado financeiro. Os investimentos tendem a ser mais diversificados.

Neste cenário, a recomendação do banco é de diversificar com letras de crédito com prazos mais longos e taxas de rentabilidade maiores, ou fundos de investimento imobiliário ou multimercado — além dos produtos de Renda Fixa.

O perfil agressivo ou arrojado possui mais disposição para correr riscos para ter maior rentabilidade. Como consequência, há maior risco de perdas. Geralmente, este investidor já possui grande conhecimento sobre a área de aplicações.

Para este perfil, o banco indica aplicações em investimentos mais arriscados, como ações e moedas. Apesar disso, há a recomendação de diversificação. Para diminuir a exposição ao risco, parte dos valores podem ser aplicados em Renda Fixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.