Dia das Mães de 2021 foi marcado por promoções

Historicamente, o Dia das Mães é a 2º data mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal. Porém, por conta da pandemia, este ano a celebração ganhou um destaque ainda maior. No ano passado, diversas lojas passaram a data com as lojas fechadas, o que fez as vendas despencarem.

Dia das Mães de 2021 foi marcado por promoções (Imagem: Pexels)

Para 2021, a expectativa foi grande de que os filhos possam ir às compras e adquirir algo para as mães. Tanto que diversas lojas prepararam descontos e promoções para atrair os consumidores. Além de as ofertas chamarem a atenção por si, como a renda dos brasileiros diminuiu, esse pode ser o estímulo que faltava para impulsionar as vendas.

Expectativa foi de R$ 12,12 bi em vendas

Apesar de a pandemia estar longe de terminar no país, os comerciantes estão voltando a ter uma melhor perspectiva. No ano passado, o Dia das Mães obteve R$ 8,26 bi em vendas, sendo que muitas pessoas deixaram de comprar por conta das lojas fechadas ou da perda de renda.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), para 2021 foi esperado que as vendas cheguessem a R$ 12,12 bilhões. O número é positivo quando comparado a 2020, mas ainda abaixo de 2019 que registrou R$ 12,34 bilhões.

O tipo de compra também pode mudar um pouco. Em 2020, as lojas fechadas fizeram com que os filhos buscassem presentes alternativos nas lojas virtuais. Já neste ano, o segmento de roupas e calçados pode voltar a se beneficiar da data, pois os estabelecimentos permaneceram abertos para as compras.

Outra mudança de comportamento que aconteceu foi a da pesquisa on-line. Depois de ter experimentado a compra on-line nos últimos meses, o consumidor agora se questiona se a promoção que vê na loja é realmente interessante. Em poucos cliques, ele poderia ver se há descontos melhores em outro estabelecimento.

Lojas de todos os segmentos fizeram promoções

Em um momento que o país está tão emocionado com as vítimas da pandemia, a família nunca esteve tão em destaque. Mesmo distantes, os familiares podem se presentear, trocar demonstrações de carinho e afeto.

Pensando nisso, e no retorno econômico, empresas de todos os segmentos estavam esperançosas com o Dia das Mães de 2021. Até mesmo setores que não costumam ser tão lembrados nesta data estão fazendo campanhas comemorativas.

A pizzaria Domino’s, por exemplo, lançou uma pizza brotinho de brigadeiro, em parceria com a Nestlé. Já as redes de hipermercados promoveram descontos especiais em produtos que podem agradar as mães.

De acordo com o Porta Folhetos, entre as ofertas do Carrefour, havia vinhos com 30% de desconto, caixa de bombom, cesta com flores e pijamas. Já o Hipermercado Extra aproveitou para lançar promoções em pratos especiais e sobremesas – que podem servir para o almoço do Dia das Mães.

Independentemente dos produtos escolhidos pelos comerciantes, a estratégia é igual a de outros anos: baixar os preços e anunciar os descontos para os consumidores.

Até porque, mesmo quem desejou homenagear uma das pessoas mais importantes da vida também quis economizar. Afinal, o amor é grande, mas o orçamento, muitas vezes, é limitado.

Como visto, depois de um ano atípico para o varejo, por conta das lojas fechadas, o comércio volta a sonhar com as datas comemorativas.

Para o Dia das Mães, a expectativa foi de que as vendas superassem R$ 12 bi, o que é um valor menor do que o normal, mas acima de 2020. Agora é esperar que a economia volte a pisar no acelerador.