Calendário de vacinação da Covid-19 para profissionais de saúde do Rio

Após a chegada de uma nova remessa da Coronavac, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu remanejar o calendário de vacinação da Covid-19 na capital carioca. De agora em diante, novos grupos poderão ser imunizados. 

Calendário de vacinação da Covid-19 para profissionais de saúde do Rio
Calendário de vacinação da Covid-19 para profissionais de saúde do Rio. (Imagem: Domingos Peixoto/Agência O Globo)

A aplicação da segunda dose da vacina será mantida nos postos de vacinação da Covid-19. Enquanto isso, prevalece o esquema vacinal direcionado a idosos com idade igual ou superior a 66 anos entre segunda-feira, 10, e quarta-feira, 12. 

A partir desta semana o calendário de vacinação da Covid-19 será organizado entre gênero e idade, sobretudo, dos grupos prioritários. Por exemplo, na última segunda-feira, 10, foi a vez das mulheres e homens com 49 anos de idade.

O esquema vacinal também passa a contemplar pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, com Síndrome de Down e doença renal crônica que tenham 18 anos de idade ou mais. 

A prioridade, como o próprio nome indica, é atender os grupos prioritários formados por pessoas com comorbidades, aquelas listadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesta fase também serão atendidos os profissionais da saúde e guardas municipais, ambos que estejam atuando na linha de frente em combate à Covid-19.

Entre esta terça-feira, 11, e a próxima sexta-feira, 14, será a vez do calendário de vacinação da Covid-19 contemplar os profissionais da saúde na faixa etária de 30 a 34 anos de idade. A imunização acontecerá nas unidades de saúde no período da tarde, entre 13h e 17h.

O calendário de vacinação da Covid-19 será gradativo, contemplando por fases cada faixa etária até o dia 21 de maio. Na data em questão será a vez do último grupo, composto por profissionais da saúde com idade igual ou inferior a 26 anos. 

Veja a seguir quais categorias profissionais poderão ser imunizadas:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Biólogos;
  • Biomédicos;
  • Farmacêuticos;
  • Odontólogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Profissionais de educação física;
  • Médicos veterinários;
  • Demais auxiliares.

Amanhã, o calendário de vacinação da Covid-19 voltará a destinar as doses da Coronavac para idosos na faixa etária de 65 a 64 anos. Já na próxima segunda-feira, 17, os idosos com idade entre 63 a 61 anos poderão receber a segunda dose do imunizante. 

O grupo que já foi vacinado com a primeira dose da vacina entre 5 a 9 de abril, mas que seja composto por idosos, deve se dirigir aos pontos de vacinação dez dias após a data marcada nos comprovante vacinal para receber a segunda dose do imunizante. 

Já aqueles que receberam a primeira dose entre 10 a 17 de abril, devem comparecer aos postos de vacinação no dia 17 de maio, próxima segunda-feira. 

Segundo a última atualização feita no sábado, 8, a Prefeitura do Rio de Janeiro já vacinou 73.141 pessoas entre a primeira e a segunda dose. No que compete somente à primeira dose, 1.654.584 pessoas já foram vacinadas, o equivalente a 24,5% da população carioca. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Calendário de vacinação da Covid-19 para profissionais de saúde do Rio

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA