Tecnologia 5G chega em 2022 ao Brasil e promete ALTA velocidade de internet

O 5G é a nova tecnologia de geração de redes de internet para dispositivos móveis promete velocidade alta para downloads e uploads. Ele já está disponível em alguns países como EUA, China, Japão, Coréia do Sul, entre outros. No Brasil, o 5G está na fase de desenvolvimento e deve ser implantado a partir do ano que vem.

Tecnologia 5G chega em 2022 ao Brasil e promete ALTA velocidade de internet
Tecnologia 5G chega em 2022 ao Brasil e promete ALTA velocidade de internet (Foto: Marko Aliaksandr/Shutterstock)

Funcionamento do 5G

O 5G é a tecnologia mais avançada em termos de banda larga atualmente. Ela opera através de ondas de rádio, usando o melhor espectro das mesmas, cuja frequência é mais alta do que a das redes móveis.

A tecnologia tem inúmeras vantagens quando comparada as anteriores. Além de maior velocidade de navegação, a tecnologia vai possibilitar uma cobertura maior e conexões mais estáveis, o que faz com que mais aparelhos possam acessar a rede ao mesmo tempo. 

Desta forma, será possível conectar vários dispositivos eletrônicos, desde celulares, carros e TVs até geladeiras e máquinas de lavar.

5G no Brasil 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já disponibilizou uma minuta do edital de implementação do 5G no país. Está é a primeira versão do documento e que pode passar por mudanças a partir da análise de outros órgãos.

O TCU (Tribunal de Contas da União), por exemplo, é um dos órgãos que deve redigir um parecer a respeito deste edital. É concedido um prazo de até 150 dias para isto.

Se o TCU não acrescentar nenhum dado e não acontecerem outras intercorrências neste período, a projeção é que o edital definitivo seja publicado entre julho e agosto de 2021.

Após o edital ser publicado, as empresas que tem a intenção de fazer parte da concorrência serão habilitadas. 

Na sequência, será feito um leilão e a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras, que ficam responsáveis por implementar toda infraestrutura necessária e operar a tecnologia no Brasil. Já a instalação dessas redes deve começar em julho do ano que vem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.