O 5G é a nova tecnologia de geração de redes de internet para dispositivos móveis promete velocidade alta para downloads e uploads. Ele já está disponível em alguns países como EUA, China, Japão, Coréia do Sul, entre outros. No Brasil, o 5G está na fase de desenvolvimento e deve ser implantado a partir do ano que vem.
Funcionamento do 5G
O 5G é a tecnologia mais avançada em termos de banda larga atualmente. Ela opera através de ondas de rádio, usando o melhor espectro das mesmas, cuja frequência é mais alta do que a das redes móveis.
A tecnologia tem inúmeras vantagens quando comparada as anteriores. Além de maior velocidade de navegação, a tecnologia vai possibilitar uma cobertura maior e conexões mais estáveis, o que faz com que mais aparelhos possam acessar a rede ao mesmo tempo.
Desta forma, será possível conectar vários dispositivos eletrônicos, desde celulares, carros e TVs até geladeiras e máquinas de lavar.
5G no Brasil
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já disponibilizou uma minuta do edital de implementação do 5G no país. Está é a primeira versão do documento e que pode passar por mudanças a partir da análise de outros órgãos.
O TCU (Tribunal de Contas da União), por exemplo, é um dos órgãos que deve redigir um parecer a respeito deste edital. É concedido um prazo de até 150 dias para isto.
Se o TCU não acrescentar nenhum dado e não acontecerem outras intercorrências neste período, a projeção é que o edital definitivo seja publicado entre julho e agosto de 2021.
Após o edital ser publicado, as empresas que tem a intenção de fazer parte da concorrência serão habilitadas.
Na sequência, será feito um leilão e a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras, que ficam responsáveis por implementar toda infraestrutura necessária e operar a tecnologia no Brasil. Já a instalação dessas redes deve começar em julho do ano que vem.