NOVAS regras do WhatsApp podem limitar sua conta no aplicativo; entenda!

Na última sexta, 7, o WhatsApp atualizou sua politica de privacidade que explica o que acontecerá com as contas de usuários que não concordarem com as novas regras, que começam a valer no próximo dia 15. Porém, segundo o app, nenhuma conta será apagada. Entenda.

NOVAS regras do WhatsApp podem limitar sua conta no aplicativo; entenda!
NOVAS regras do WhatsApp podem limitar sua conta no aplicativo; entenda! (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os usuários que não concordarem com as novas regras, verão um lembrete avisando sobre os novos termos de forma mais frequente.

Esta não é a primeira vez que isto acontece. Em fevereiro, o WhatsApp avisou os usuários que o envio e recebimento de mensagens ficariam restritos para aqueles que não aceitassem os novos termos até a data de vigência.

Sendo assim, nada muda para quem não aceitar as regras até o dia 15. Na prática, o app vai conceder mais tempo para os usuários aceitarem a nova política.

Após um período de várias semanas, o lembrete que as pessoas recebem se tornará persistente”, avisou o WhatsApp.

Após o lembrete começar a ficar insistente, o envio e recebimento de mensagens ficarão restritos e o app diz que os usuários não conseguirão ver o histórico de conversas.

Quem deixa as notificações ativadas poderão tocar nelas para ler ou responde-las, além de atender as chamadas de voz e vídeo.

Passadas algumas semanas de funcionamento limitado, não será mais possível receber chamadas ou notificações e o WhatsApp irá parar de enviar mensagens e chamadas para o seu telefone.

O app  não detalhou em quanto tempo essas restrições serão colocadas em prática.

O que vai mudar no WhatsApp?

No começo deste ano, o aplicativo começou a avisar sobre a mudança na política de privacidade que prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook, proprietária do aplicativo.

Segundo os novos termos, os dados gerados em interações com contas comerciais, como as de lojas que fazem atendimentos pelo WhatsApp, poderão ser usados pelas empresas para direcionar anúncios no Facebook e no Instagram.

O WhatsApp afirma que as mudanças na política de privacidade são focadas em interações com contas comerciais, mas, o novo texto indica a coleta de informações que não constavam na versão anterior do documento.

Whats e Facebook podem ler as mensagens?

Não. A empresa garante que todas as mensagens, sejam elas de áudio, vídeo ou imagens, são criptografadas de nota a ponta e que só o remetente e destinatário podem ver a mensagem.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.