Pretende comprar carro ou moto? Saiba se deve optar por financiamento ou consórcio

Aqueles que querem ter sua moto ou seu carro, podem optar por duas formas: por meio de financiamento ou por consórcio. Saiba aqui qual a melhor forma de compra para você.

Pensando em comprar carro ou moto? Saiba se deve optar por financiamento ou consórcio
Pensando em comprar carro ou moto? Saiba se deve optar por financiamento ou consórcio(Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Financiamento

O financiamento é uma espécie de compra a longo prazo, com o acréscimo de uma taxa de juros ao valor inicial, que varia de acordo com o tempo de parcelamento. 

Para o financiamento, é necessário solicitar o crédito em uma instituição financeira, que pode requisitar comprovação de renda e consultar o SPC e Serasa.

Caso o financiamento seja liberado, o cliente deve pagar o valor em parcelas, que são usualmente mensais, com acréscimo de juros e taxas.

Financiamento de veículos

Para financiar um carro ou uma moto, existem duas formas de financiamento:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O consumidor faz um empréstimo em um banco para efetuar a compra. O veículo fica alienado ao banco até que seja quitado, mas o comprador tem a posse.

Nos casos de  inadimplência, o banco pode entrar com ação judicial para recolher o veículo, que é leiloado. O valor serve para pagamento do restante do financiamento e de despesas judiciais.

  • Leasing

Neste,quem compra o veículo é uma empresa de leasing ou um banco que trabalha com esse tipo de crédito. O carro ou a moto é alugado ao consumidor, que só passa a ser o dono quando paga todas as parcelas do financiamento.

No caso de atraso no pagamento, o veículo  é recolhido por meio de ação judicial, mas o consumidor não recebe nenhuma parte do valor pago.

Consórcio

Aqueles que compram um veículo de forma planejada e podem esperar mais para adquirir, podem entrar em um consórcio. 

Isso pois o consórcio é como uma poupança conjunta para aquisição programada de um bem. São pagas parcelas mensais e pode ter o valor total disponível de forma antecipada, se for sorteado ou oferecer um lance ao vencedor.

No consórcio, não é exigida análise de crédito ou comprovação de renda.Somente depois de ser contemplado é preciso demonstrar que pode arcar com as parcelas futuras.

Qual escolher na hora de comprar o carro ou moto nova?

Para fazer a escolha é preciso que o comprador avalie com cautela, os benefícios, sejam a médio ou longo prazo. 

Além disso, é preciso verificar se a sua necessidade é do carro imediatamente ou se pode esperar. 

O consórcio é ideal para quem quer comprar ou trocar de carro, mas não tem urgência.

Já para aqueles que tem o valor de entrada, precisa comprar o bem de imediato e não se importa em arcar com os juros a melhor opção pode ser financiar o seu veículo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!