Oportunidades no mercado de trabalho. Na última semana, um levantamento da empresa de tecnologia, Gupy, revelou que há setores com índice de recontratação em alta. De acordo com a base de dados de seus recursos humanos, no início deste ano houve um aumento de 45% nas vagas de emprego em comparação com o último trimestre de 2020. Saiba os cargos mais requisitados.
Enquanto o Brasil vive uma das maiores crises econômicas da sua história, a população vem se desdobrando para manter sua carteira assinada.
Para aqueles que não foram desempregados o clima é de incerteza e instabilidade. Já quem busca por uma vaga de emprego deve ficar atento aos cargos e setores com maior índice de contratação.
Andamento do mercado de trabalho em 2021
Até o momento, segundo as pesquisas da Gupy, há cerca de 200 mil vagas de trabalho em aberto, sendo 36% destinada para a área de saúde e varejo. O levantamento mostrou que ao longo do último trimestre os mais contratados atuavam na:
- Saúde: 20%
- Varejo: 16%
- Telecomunicações: 6,5%
- Indústria: 4,8%
- Logística: 4,4%
- Serviços financeiros: 3,75%
Oferta de empregos em alta no Brasil (por cargo)
Analisando os índices de admissão de acordo com o cargo ocupado, de modo geral percebeu-se uma preferencia por aqueles com um baixo nível fundamental de escolaridade, o que significou 40% das vagas.
Para aqueles com o ensino superior completo, a porcentagem é bem inferior, totalizando aproximadamente 15%. Confira os índices por cargo:
- Operador: 39,85%
- Auxiliar: 21%
- Analista: 14%
- Técnico: 6,91%
- Estagiário: 4,89%
- Especialista: 3,73%
- Supervisor: 2,9%
- Gerente: 2,52%
- Coordenador: 2%
- Consultor: 1,2%
- Diretor: 1%
Preferência dos departamentos e regiões com maior contratação
Por fim, o estudo relevou ainda que o departamento com o maior número de contratação foi o de operação que teve um aumento de 20,49%.
Já no setor comercial a media foi de 16,16%. Para quem atua no administrativo o total foi de 14,98% e o atendimento ao cliente ficou com 10,63%.
Os dados mostraram ainda que as maiores oportunidades de emprego estão na região Sudeste, com 48% das vagas e 55,37% dos candidatos.
No Sul o índice foi de 18% de vagas e 17,5% de candidatos. Na sequencia estava o Nordeste com 17,55% de vagas e 16,3% de candidatos.
Para mais informações sobre o mercado de trabalho acompanhe nossa página de carreiras exclusiva.
Nela você pode acompanhar as seletivas privadas e públicas que estão e aberto e ter acesso a dicas para levantar o seu currículo.