Vagas de emprego crescem no primeiro trimestre de 2021 para ESTES cargos

Oportunidades no mercado de trabalho. Na última semana, um levantamento da empresa de tecnologia, Gupy, revelou que há setores com índice de recontratação em alta. De acordo com a base de dados de seus recursos humanos, no início deste ano houve um aumento de 45% nas vagas de emprego em comparação com o último trimestre de 2020. Saiba os cargos mais requisitados.

Vagas de emprego crescem no primeiro trimestre de 2021 para ESTES cargos (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Vagas de emprego crescem no primeiro trimestre de 2021 para ESTES cargos (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Enquanto o Brasil vive uma das maiores crises econômicas da sua história, a população vem se desdobrando para manter sua carteira assinada.

Para aqueles que não foram desempregados o clima é de incerteza e instabilidade. Já quem busca por uma vaga de emprego deve ficar atento aos cargos e setores com maior índice de contratação.

Andamento do mercado de trabalho em 2021

Até o momento, segundo as pesquisas da Gupy, há cerca de 200 mil vagas de trabalho em aberto, sendo 36% destinada para a área de saúde e varejo. O levantamento mostrou que ao longo do último trimestre os mais contratados atuavam na:

  • Saúde: 20%
  • Varejo: 16%
  • Telecomunicações: 6,5%
  • Indústria: 4,8%
  • Logística: 4,4%
  • Serviços financeiros: 3,75%

Oferta de empregos em alta no Brasil (por cargo)

Analisando os índices de admissão de acordo com o cargo ocupado, de modo geral percebeu-se uma preferencia por aqueles com um baixo nível fundamental de escolaridade, o que significou 40% das vagas.

Para aqueles com o ensino superior completo, a porcentagem é bem inferior, totalizando aproximadamente 15%. Confira os índices por cargo:

  • Operador: 39,85%
  • Auxiliar: 21%
  • Analista: 14%
  • Técnico: 6,91%
  • Estagiário: 4,89%
  • Especialista: 3,73%
  • Supervisor: 2,9%
  • Gerente: 2,52%
  • Coordenador: 2%
  • Consultor: 1,2%
  • Diretor: 1%

Preferência dos departamentos e regiões com maior contratação

Por fim, o estudo relevou ainda que o departamento com o maior número de contratação foi o de operação que teve um aumento de 20,49%.

Já no setor comercial a media foi de 16,16%. Para quem atua no administrativo o total foi de 14,98% e o atendimento ao cliente ficou com 10,63%.

Os dados mostraram ainda que as maiores oportunidades de emprego estão na região Sudeste, com 48% das vagas e 55,37% dos candidatos.

No Sul o índice foi de 18% de vagas e 17,5% de candidatos. Na sequencia estava o Nordeste com 17,55% de vagas e 16,3% de candidatos.

Para mais informações sobre o mercado de trabalho acompanhe nossa página de carreiras exclusiva.

Nela você pode acompanhar as seletivas privadas e públicas que estão e aberto e ter acesso a dicas para levantar o seu currículo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.