Flexibilização do comércio em Belo Horizonte ganha NOVOS horários e regras

Na manhã desta quinta-feira, 6, o prefeito de Belo Horizonte (BH), Alexandre Kalil (PSD), anunciou a flexibilização das medidas restritivas à pandemia da Covid-19 na capital mineira. 

Flexibilização do comércio em Belo Horizonte ganha NOVOS horários e regras
Flexibilização do comércio em Belo Horizonte ganha NOVOS horários e regras. (Imagem: Reprodução/Diário do Comércio)

Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo de Belo Horizonte, declarou que ao observar uma queda notável nos registros de contágio e morte provenientes da Covid-19, o cenário tem se mostrado favorável quanto ao “afrouxamento” das medidas em vigor. 

Em parte, entende-se que a decisão também foi influenciada por um protesto realizado na porta da Prefeitura de Belo Horizonte pelos expositores da Feira Hippie na última quarta-feira, 5. A feira está com as atividades suspensas desde o mês de fevereiro de 2021.

Neste sentido, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu ontem, 5, para debater e estabelecer medidas mais flexíveis na cidade. Portanto, as novas determinações passarão a vigorar a partir do dia 8 de maio, véspera do Dia das Mães, a data que mais movimenta o comércio nacional. 

Na oportunidade, o prefeito de Belo Horizonte, declarou que embora os números relacionados à Covid-19 na capital mineira ainda sejam altos, a queda constante também tem sido notada. Em justificativa à publicação do novo Decreto dias antes de uma data tão importante para o comércio, Alexandre Kalil deu a seguinte declaração: 

“Hoje nós podemos dizer que o planejamento feito por este comitê e por esta prefeitura, foi feito justamente para que o comércio aproveitasse um dia que, segundo os próprios comerciantes, é a segunda data mais importante do comércio, dos bares, dos restaurantes, de Belo Horizonte”.

Sendo assim, a partir do dia 8 de maio, o horário de funcionamento dos bares e restaurantes será ampliado, podendo funcionar até às 19h. Também será permitida a retomada das atividades em clubes e feiras. 

O comércio que exerce atividades consideradas essenciais, como padarias e mercados, poderá voltar a funcionar aos domingos. No entanto, lojas, shoppings e restaurantes continuam com as atividades restritas em determinados dias. 

Lista de atividades que serão retomadas em Belo Horizonte a partir do próximo sábado (8)

  • Serviços essenciais: detalhados na próxima lista, com dias e horários para cada um deles (padarias, supermercados, farmácias, praças etc);
  • Todo o comércio varejista “não essencial”: de segunda a sábado, de 9h a 20h;
  • Atividades autorizadas que estejam em funcionamento dentro de galerias de lojas e centros comerciais: segunda a sábado, de 9h a 20h;
  • Atividades autorizadas que estejam em funcionamento dentro de shoppings: segunda a sábado, de 10h a 21h. OBS.: domingo, somente para retirada de produtos em drive-thru, sem restrição de horário;
  • Restaurantes, lanchonetes, cantinas, sorveterias, bares e similares, inclusive no interior de galerias e shoppings, além de food trucks, e com consumo no interior: de segunda a sábado, de 11h a 19h, com permissão de bebida alcoólica. OBS.: Sem restrição de dia e horário para delivery e retirada no local;
  • Atividades em drive-in: segunda a sábado, de 14h a 23h59;
  • Academias e afins, inclusive dentro de galerias e shoppings: segunda a sábado, sem restrição de horário;
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: segunda a sábado, sem restrição de horário
  • Atividades e clínicas de estética: segunda a sábado, sem restrição de horário;
  • Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista autorizada a funcionar, exceto atacadista de recicláveis: segunda a sábado, de 5h a 17h;
  • Atividades presenciais em escola para ensino de esportes, música, arte e cultura; escola de idiomas; cursos diversos e centros de treinamento; centro de formação de condutores e cursos preparatórios: segunda a sábado, sem restrição de horário;
  • Atividades presenciais em creche e escola de ensino infantil: segunda-feira a sábado, sem restrição de horário;
  • Parques públicos: mediante agendamento no site da prefeitura;
  • Clubes de lazer: todos os dias, sem restrição de horário;
  • Feiras, como a Feira Hippie e a da avenida Carandaí: no horário licenciado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.