Inscrições do ENEM 2021: Passo a passo e prazos para solicitar isenção

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 3, o edital que dispõe de detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O documento fornece dados sobre o prazo para enviar a justificativa de ausência, bem como a solicitação da taxa de isenção na inscrição. 

Inscrições do ENEM 2021: Passo a passo e prazos para solicitar isenção
Inscrições do ENEM 2021: Passo a passo e prazos para solicitar isenção. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi tomada a decisão de publicar o edital antes do período de inscrições começar.

Isso porque, ao requerer a isenção na taxa de inscrição, muitos candidatos acreditaram estar automaticamente inscritos e acabavam perdendo a prova.

Vale ressaltar que o edital em questão é direcionado aos estudantes que fizeram o ensino médio em escolas da rede de ensino pública ou que foram bolsistas em escolas privadas e que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no ano passado, mas que faltaram no dia do exame.

Estes candidatos devem enviar uma justificativa sobre o motivo pelo qual se ausentaram na data em questão, somente assim terão direito a requerer a isenção novamente.

No entanto, a justificativa não é tão simples assim. Isso porque, o edital publicado pelo Inep sobre a ausência no Enem oferece algumas alternativas de situações cabíveis para justificar a falta no dia da prova. Lembrando que para cada possibilidade deve haver a apresentação de documentos específicos, observe:

No que se refere aos documentos para comprovar a renda que permite a isenção, são os seguintes:

Os pedidos de isenção devem ser feitos pelo site: enem.inep.gov.br/participante de acordo com o cronograma a seguir:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile