Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado?

Brasileiros com inclusão no Bolsa Família negada podem realizar pedido de contestação. O governo federal acaba de encerrar a liberação da primeira mensalidade de extensão do auxílio emergencial pelo BF. No entanto, aqueles que ficaram de fora da folha orçamentária devem ficar atentos, pois há novas chances de entrar nos programas. Acompanhe.

Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A concessão do auxílio emergencial em 2021 tem sido considerada como um grande motivo para inclusão de parte significativa da população de baixa renda no Bolsa Família. No entanto, nem todos que passaram a solicitar o benefício tiveram seus pedidos aceitos. Para quem recebeu a negativa o governo concede a chance de contestação.

Como posso tentar uma nova entrada no Bolsa Família?

Para pedir a revisão e nova chance no BF o cidadão deve se conectar ao site da Dataprev. Ao abrir a página, clique na aba de consulta e passe a informar seus dados de identificação pessoal: CPF, nome completo, nome da sua mãe e data de nascimento.

Feito isso, clique para que haja uma busca em seu perfil. Recebendo a mensagem negativa, será exibido o ícone ‘solicitar contestação’, selecione-o. Você deverá responder à pergunta que objetiva confirmar o interesse de sua revisão. Clique em ok e aguarde para que seu processo seja enviado.

Feito isso, guarde o comprovante da solicitação e espere o resultado. Normalmente o governo concede suas respostas entre 15 e 30 dias.

Recentemente, mais de 200 mil brasileiros passaram a ser inclusos no programa após o pedido de contestação. Tendo em vista o início da concessão da segunda mensalidade, a análise deverá ser efetivada até o próximo dia 18.

Calendário do auxílio emergencial para inscritos no Bolsa Família

Dígito final NIS Depósito
NIS final 1 16 de abril 18 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 2 19 de abril 19 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 3 20 de abril 20 de maio 21 de junho 21 de julho
NIS final 4 22 de abril 21 de maio 22 de junho 22 de julho
NIS final 5 23 de abril 24 de maio 23 de junho 23 de julho
NIS final 6 26 de abril 25 de maio 24 de junho 26 de julho
NIS final 7 27 de abril 26 de maio 25 de junho 27 de julho
NIS final 8 28 de abril 27 de maio 28 de junho 28 de julho
NIS final 9 29 de abril 28 de maio 29 de junho 29 de julho
NIS final 0 30 de abril 31 de maio 30 de junho 30 de julho

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.