Calendário do ENCCEJA: Tudo o que muda na aplicação da prova em 2021

Provas foram adiadas para o mês de agosto, com a mudança todo o calendário foi afetado. Além disso, o INEP divulgou recentemente a edição do ENCCEJA para pessoas privadas de liberdade.

Calendário do ENCCEJA: Tudo o que muda na aplicação da prova em 2021
Calendário do ENCCEJA: Tudo o que muda na aplicação da prova em 2021 (imagem/Divulgação: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para as pessoas que não concluíram os estudos de educação básica (ensino fundamental e médio) na idade certa.

Com ele o estudante pode ter a certificação de que está apto a dar segmento aos seus estudos nos demais níveis de educação.

Nova data de aplicação do ENCCEJA 2020

As provas acontecem no ano de 2021, mas essa certificação é referente ao processo de 2020. Isso aconteceu por conta da pandemia e a necessidade de adiamento das provas.

Recentemente, o Inep divulgou o adiamento da prova, que deveria ter acontecido no último dia 25 de abril.

Mas agora, mais uma vez por conta da pandemia, sofreu alteração e está prevista para 29 de agosto de 2021.

“Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”, afirmou o Inep ao noticiar a mudança de datas.

Mudança no calendário do ENCCEJA 2020

Com o adiamento da prova todo o cronograma foi alterado. Configura abaixo como ficou:

  • Aplicação das Provas: 29 de agosto
  • Local de prova: Sem data definida ainda
  • Abertura dos portões no dia 29: 8h e 14h30
  • Fechamento dos portões: 8h45 e 15h15
  • Horário das provas: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30
  • Pedidos de reaplicação: até cinco dias após a prova
  • Gabaritos: até 10 de setembro
  • Resultados: data ainda será divulgada

No período da manhã serão aplicadas as provas de ciências naturais e matemática para certificação do ensino fundamental.

E no mesmo turno as provas de ciências na natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias para o ensino médio.

A tarde, os estudantes do ensino fundamental responderão as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia e redação.

E os do ensino médio às provas de tarde, são de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.