Como inscrever minha família no Cadastro Único? Veja passo a passo

Inscrição no Cadastro Único concede uma série de benefícios sociais aos brasileiros. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, estados e prefeituras estão criando uma série de programas de transferência de renda para auxiliar a população menos favorecida. A inclusão, por sua vez, exige que a família esteja registrada no CadÚnico. Saiba como fazer seu cadastro, abaixo.

Como inscrever minha família no Cadastro Único? Veja passo a passo (Foto: Reprodução/Bertioga)
Como inscrever minha família no Cadastro Único? Veja passo a passo (Foto: Reprodução/Prefeitura de Bertioga)

O Cadastro Único nada mais é do que a principal plataforma social do governo federal. Por meio dele, é possível acompanhar a situação das famílias em vulnerabilidade social de modo que estas passem a ser inclusas em políticas públicas de transferência de renda. O procedimento de entrada é simples e totalmente gratuito.

Passo a passo para se registrar no Cadastro Único

Normalmente, cada cidade realiza visitas domiciliares anualmente para regularizar o cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, tendo em vista a atual realidade da covid-19, os cidadãos podem antecipar o procedimento indo até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Para isso, a pessoa deve se intitular enquanto responsável da família e responder todo o questionário que valida sua inscrição. É preciso morar na mesma casa com os parentes, ter ao menos 16 anos e apresentar seu CPF ou o titulo de eleitor.

Ele deverá reunir uma pasta com toda a documentação, listada abaixo, identificando não somente a si, como cada morador de sua casa.

Lista de documentos apresentados no Cadastro Único

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento; – CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor

Repassados os informes acima, basta aguardar pela validação da inscrição. Sendo aceito, é possível dar entrada nos benefícios sociais como Bolsa Família, entre outros.

Como acompanhar minha situação no Cadastro Único?

Há inúmeras formas de acompanhar o cadastro. O sujeito pode ter acesso pela internet, ou por telefone, sendo necessário seguir as etapas abaixo:

Pelo site

Pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo na loja do seu sistema operacional (Android ou iOS)
  • Abra o aplicativo e clique em entrar
  • Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Pelo telefone

  • Ligue para 0800 707 2003
  • Selecione a opção 5
  • Informe seus dados de identificação pessoal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.