CAIXA cria linha de crédito para beneficiar micro e pequenas empresas

A Caixa Econômica Federal, juntamente com o Ministério do Turismo, disponibilizou linha de crédito para beneficiar micro e pequenas empresas do setor de turismo. A Caixa passou a oferecer R$ 1,2 bilhão por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para contratação por empresas do setor.

Caixa cria linha de crédito para beneficiar micro e pequenas empresas
Caixa cria linha de crédito para beneficiar micro e pequenas empresas (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Como novidade desta linha de crédito, está o público-alvo. As empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões podem ter acesso às condições oferecidas pela Caixa e o Ministério do Turismo. Anteriormente, a ajuda para o turismo era restrita às médias e grandes empresas.

Esta linha de capital de giro conta com prazo de financiamento de até 60 meses. O empresário pode iniciar o pagamento da primeira parcela após 12 meses de carência. As taxas de juros são de 5% ao ano; ou 0,41% ao mês, mais a taxa Selic.

Esta linha de crédito é exclusiva para o setor de turismo. Cabe destacar que este setor tem sido um dos mais impactados pela pandemia de covid-19. Por conta desta crise, o setor de turismo perdeu 2,7 milhões de postos de trabalho ao longo de 2020, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Além do aporte do recurso pelo Ministério do Turismo, outra novidade é a flexibilização das garantias apresentadas.

Condições para ter acesso à linha de crédito da Caixa

Parra poder obter as condições oferecidas pela linha de crédito, as empresas precisam ter mais de 12 meses de constituição. Além disso, há necessidade de possuir o certificado do Cadastur, que pode ser obtido por meio deste site.

Ao conseguir o certificado, a empresa de turismo poderá procurar uma agência da Caixa ou entrar em contato com o banco por meio da página Caixa com Sua Empresa.

Outras vantagens do cadastro no Cadastur

Além de ser uma fonte de consulta para os turistas, o cadastro no Cadastur pode garantir outros benefícios e oportunidades:

  • Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;
  • Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;
  • Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;
  • Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.