Quem foi incluso no novo lote residual do Imposto de Renda? Saiba como consultar!

Na última sexta, 23, a Receita Federal liberou as consultas a um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, referente ao ano de 2019. Os lotes residuais são formados por contribuintes que caíram na malha fina do IR no ano passado, mas que regularizaram sua situação.

Quem foi incluso no novo lote residual do Imposto de Renda 2020?
Quem foi incluso no novo lote residual do Imposto de Renda 2020? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como consultar o lote residual do IR?

Os contribuintes podem consultar se estão incluídos neste lote residual de três formas:

Segundo a Receita, neste lote será pago R$183 milhões para 120.268 contribuintes no dia 30 de abril.

Deste total, R$ 95,9 milhões são direcionados a contribuintes que possuem prioridade no recebimento de valores valores (idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles que tem no magistério, sua maior fonte de renda seja).

Malha Fina 

No mês de setembro, a Receita comunicou que 910 mil declarações ficaram retidas na malha fina do IR 2020 em decorrência de inconsistências nas informações inseridas no sistema.

A omissão de rendimentos foi a maior causa que levou os contribuintes a cair na malha fina nos últimos anos. As inconsistências na declaração de despesas médicas vieram na sequência.

Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode acessar o “extrato” do Imposto de Renda através do site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centreo Virtual de Atendimento).

Para ter acesso ao extrato do Imposto de Renda será preciso usar o código de acesso que é gerado na própria site do órgão ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após constatar quais são as inconsciências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando o caso foi solucionado, o contribuinte sai da malha fina e se tiver direito, vai receber a restituição nos próximos lotes residuais.

Os contribuintes que constam com CPF em situação “pendente de regularização” devem se beneficiar da consulta, “pois poderão consultar pendências, obter seu informe de rendimentos e preencher sua Declaração de Imposto de Renda integralmente pela internet, sem precisar sair de casa”, diz a Receita Federal.

O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.