Pagamento do IRPF 2021: Como colocar parcela em débito automático?

Com a mudança do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda para dia 31 de maio, o prazo para pagamento do IRPF 2021, para quem optar por colocar a quitação à vista ou da primeira parcela em débito automático, passa para o dia 10 de maio.

Pagamento do IRPF 2021: Como colocar parcela em débito automático?
Pagamento do IRPF 2021: Como colocar parcela em débito automático? (Imagem: Montagem/FDR)

Anteriormente, a Receita Federal previa que o pagamento deveria ser feito até dia 10 de abril. No caso do débito em conta está previsto para o dia 31 de maio.

Se o envio da declaração ocorrer depois do dia 10 de maio, será necessário emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) do pagamento à vista ou da primeira parcela.

A emissão poder ser feita no próprio programa do Imposto de Renda 2021. Neste caso, o pagamento poder ser realizado no banco ou via internet banking.

Ainda há a possibilidade de cadastrar o débito automático após o dia 10 de maio. No entanto, esta possibilidade seria possível somente para o pagamento a partir da segunda parcela.

Como colocar pagamento do IRPF 2021 em débito automático

O contribuinte que possui imposto a pagar tem a opção de colocar o pagamento à vista ou das parcelas em débito automático. Confira como realizar este procedimento, segundo o Uol.

Localize a ficha “Resumo da Declaração”, presente no menu do lado esquerdo da tela. Acesse o item “Cálculo do Imposto”.

Em seguida, o programa abrirá uma tela que indica o valor do “Imposto a pagar”. Ao lado do valor, há um quadro com as abas “Parcelamento” e “Informações bancárias”. Acesse a aba “Parcelamento.

Caso queira efetuar o pagamento do imposto à vista, selecione o número “1” em “Número de quotas”.

Logo após, arque as bolinhas ao lado de “Débito automático” e de “Quota única ou a partir da 1ª quota”. Cabe destacar que esta opção está disponível somente até 10 de maio.

Depois desta data, o contribuinte pode colocar a 2ª quota em diante no débito automático. Neste caso, selecione a bolinha ao lado de “A partir da 2ª quota”.

Para finalizar o processo, acesse a aba “Informações bancárias”. Preencha o nome do banco, agência e conta com dígito (DV) onde o débito automático do imposto deverá ser realizado. A conta deve ser do mesmo titular da declaração.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.