Horas complementares: Instituições com cursos gratuitos para se inscrever

As horas complementares ou carga horária extra, ou ainda, chamadas de atividades extracurriculares, são exigidas em todos os cursos de nível superior. Diversas opções de cursos gratuitos estão disponíveis hoje, confira agora!

Horas complementares: Instituições com cursos gratuitos para se inscrever
Horas complementares: Instituições com cursos gratuitos para se inscrever (Imagem: Reprodução/UNIFEBE)

O objetivo é fazer com que o estudante aprenda mais enquanto faz o seu curso de nível superior, o que pode mudar é a quantidade de carga horária exigida em cada uma delas.

Separamos algumas opções que você pode fazer, mesmo que ainda esteja no início da sua graduação, confira!

Cursos gratuitos do Instituto Albert Einstein

No Instituto Albert Einstein os estudantes da área da saúde têm acesso a diversos cursos gratuitos com certificados ao final.

Além disso, os profissionais da área da saúde também têm um vasto catalogo de cursos para atualização e complementação profissional.

Cursos gratuitos na área de educação

Para quem faz cursos na área de educação, a Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a UFSCar oferta o curso de Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais com 30 horas de carga horária e totalmente online. A certificação final é feita pela UFSCar.

Cursos gratuitos da Fundação Bradesco

Na Fundação Bradesco é possível encontrar cursos de todas as áreas, com certificação e curta duração, que vão de 4 a 24 horas.

Os cursos estão devidos por área: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia. E também por nível do participante (incialmente, intermediário ou avançado).

Cursos gratuitos FGV

Na Universidade Getúlio Vargas os estudantes podem encontrar diversas oportunidades de cursos gratuitos com aulas gravadas em uma plataforma própria.

É possível encontrar opções de curta e média duração a partir de 4 horas de carga horária. As oportunidades são nas áreas de:

  • Administração Pública,
  • Direito,
  • Economia e Finanças,
  • Educação e Humanidades,
  • Estratégia e Negócios,
  • Gestão de Setores Específicos,
  • Liderança e Pessoas,
  • Marketing e Vendas,
  • Relações Internacionais,
  • Tecnologia e Ciência de Dados.

Cursos gratuitos do Hospital Vento dos Moinhos

Até julho os estudantes e até mesmo profissionais da área da saúde podem encontrar no portal do Hospital Vento dos Moinhos diversas opções de cursos de curta duração. A maioria deles possui 6 horas de duração e contam com certificação ao final.

Horas complementares na universidade

Além de fazer cursos gratuitos e em EAD que dão a possibilidade de preencher as horas complementares, os universitários têm opções dentro da própria instituição.

Por exemplo: por meio da participação em palestras, ações voluntárias, trabalhos que não fazem parte da avaliação final, e etc.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.