Aprovado! UFRGS começa a usar nota do ENEM para ingresso em 2021

As 3.980 vagas na UFRGS que seriam preenchidas com a realização de Vestibular agora serão destinadas à seleção com uso da nota do ENEM. No entanto, para o segundo semestre a seletiva acontece de outra forma.

Aprovado! UFRGS usará nota do Enem para ingresso em 2021
Aprovado! UFRGS usará nota do Enem para ingresso em 2021 (Imagem: Reprodução/ Portal UFRGS)

Dias atrás noticiamos que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul estava analisando a possibilidade de usar a nota do ENEM. Agora, o Conselho Universitário (Consun) da instituição decidiu realmente adotar essa forma de ingresso para o primeiro semestre.

Ingresso na UFRGS em 2021

A decisão pela não aplicação de provas no primeiro semestre letivo foi motivada pela atual situação que o país enfrenta quanto a pandemia, como a própria instituição informou em nota divulgada:

“A decisão do Consun leva em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas apenas em 2021”.

Com isso, os estudantes serão selecionados sem aplicação de prova de Vestibular, apenas com o uso da nota do Exame Nacional do Ensino médio.

A UFRGS vai aceitas as notas do ENEM de 2017 a 2020, caso o estudante inscrito tenha feito mais de uma edição do exame dento desse período, será considerada a maior nota que ele alcançou.

O calendário e mais informações da seleção ainda não foram divulgadas, mas já se sabe que o estudante terá que se inscrever com o seu número do CPF.

E por meio dele a Consun fará a busca pela melhor nota do candidato para participar da seleção.

Além disso, também já foi informado que o requisito mínimo para participação é que o candidato tenha atingido 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação do exame.

Já para o segundo semestre de 2021 a estimativa é de que, caso hajam as condições necessárias, aconteça aplicação de provas para a seleção dos estudantes.

Desde já está aprovada a aplicação do mesmo método para o segundo semestre, caso não seja possível realizar as provas do vestibular.

Cursos ofertados na UFRGS

Ao todo, o processo seletivo do primeiro semestre de 2021 para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul vai ofertar 3.980 vagas.

Dentro desse número deve conter um percentual para ações afirmativas. As áreas em que a instituição oferece cursos de graduação são:

  • Artes
  • Biológicas, Naturais e Agrárias
  • Comunicação e Informação
  • Economia, Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Exatas e Tecnológicas
  • Humanas e Sociais
  • Saúde

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.