Cuidado! Veja como identificar falsos aplicativos do auxílio emergencial 2021

Diversos aplicativos falsos estão usando o Auxílio Emergencial 2021 como uma forma de atrair pessoas. Esses aplicativos foram flagrados pela Kaspersky na Play Store, que é a loja oficial de aplicativos do Google.

Cuidado! Veja como identificar falsos aplicativos do auxílio emergencial 2021
Cuidado! Veja como identificar falsos aplicativos do auxílio emergencial 2021 (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

De acordo com o relatório divulgado pela companhia na terça-feira (20), os aplicativos falsos se tratam de adwares que mesmo não sendo malwares ou vírus, exibem publicidades de maneira bastante abusiva e podem se tornar maliciosos no futuro.

Além disso, o aplicativo incentiva que os usuários o abram com frequência, disparando notificações para o celular em curtos períodos de tempo, com o intuito de chamar sua atenção.

Alguns aplicativos solicitam que o usuário forneça o número do PIS, código de identificação que pode ser consultado na Carteira de Trabalho, extrato do FGTS ou no Cartão Cidadão.

Como se proteger de falsos aplicativos?

É importante identificar sempre se o aplicativo é do governo. Observando sua verificação, o logotipo e possíveis erros ortográficos. 

Em 2021, as regras para ser beneficiado é já ter recebido o auxílio em 2020. Isso significa que o programa não abriu novos cadastros em 2021.

Além disso, as consultas podem ser realizadas pelo site do Dataprev. Já as informações sobre o benefício também estão disponíveis no site da Caixa (caixa.gov.br/auxilio/auxilio2021) e no aplicativo oficial CAIXA | Auxílio Emergencial. 

O beneficiário do programa pode acompanhar ainda o recebimento das parcelas do auxílio pelo app Caixa Tem.

É preciso ainda ter cuidados para não cair em golpes, que incluem suspeitar de links encaminhados com frequência pelo WhatsApp, por SMS ou e-mail, e não informar dados pessoais em aplicativos que pareçam suspeitos.

Além disso, a empresa também recomenda ter uma solução de segurança instalada no celular que seja capaz de identificar possíveis vulnerabilidades em tempo real.

Quem vai receber auxílio emergencial 2021?

De acordo com as novas regras, o auxílio só será pago a famílias com renda total de até três salários mínimos por mês, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. O governo informou que  o benefício deverá ser pago a 45,6 milhões de famílias.

Aqueles que são beneficiários do Bolsa Família, continuam com a  regra do valor mais vantajoso. A pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do Auxílio Emergencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!