Vale a pena esperar até maio para declarar Imposto de Renda 2021?

A Receita Federal adiou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 para 31 de maio. Por conta desta mudança, os contribuintes passam a ter mais tempo para organizar os dados a serem enviados. Diante disso, entenda se vale a pena esperar até maio para declarar Imposto de Renda 2021.

Vale a pena esperar até maio para declarar Imposto de Renda 2021?
Vale a pena esperar até maio para declarar Imposto de Renda 2021? (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo o órgão, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 foi adiado como forma de diminuir as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Anteriormente, o envio deveria ser feito até dia 30 de abril.

Devido à medida atual, os contribuintes podem optar por enviar a declaração do imposto o quanto antes ou nos últimos dias. Confira alguns aspectos que podem ser considerados para tomar a decisão.

Entenda se vale a pena esperar até maio para declarar Imposto de Renda 2021

De forma geral, mesmo com a prorrogação do prazo, vale entregar a declaração o quanto antes, segundo especialistas ouvidos pelo G1. Dessa forma, o contribuinte poderá evitar imprevistos. Se o contribuinte perceber que a declaração enviada teve algum erro, ainda haveria tempo para a corrigir.

Caso seja necessário, a declaração retificadora poderá ser enviada até o último dia do prazo. Por outro, ao deixar a entrega da declaração do IR para última hora, há um risco maior de preencher os dados incorretamente devido à circunstância.

Outro ponto favorável à entrega antecipada é com relação ao recebimento da restituição. Isto se deve porque a data de entrega é um critério estabelecido pela Receita Federal para o envio dos valores.

Sendo assim, quanto antes entregar a declaração corretamente, mais cedo a restituição será enviada a quem possuei direito às quantias.

Já o envio nos últimos dias pode ser vantajoso para quem possui dificuldade financeira e tem imposto a pagar. Neste caso, entregar nos dias finais proporcionaria mais tempo para o contribuinte se organizar financeiramente para efetuar o pagamento.

Apesar disso, a pessoa deve considerar o novo prazo de pagamento da 1ª cota do imposto devido. Caso opte por pagar o imposto divido via débito automático desde a 1ª cota, será preciso fazer a solicitação até dia 10 de maio.

Se o envio da declaração acontecer após esta data, será necessário pagar a 1ª cota por meio do Darf, que é gerado pelo próprio programa e sem prejuízo do débito automático das cotas seguintes.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.