SENAI, Comlubr e TJRJ fecham parceria para abrir 918 vagas de Jovem Aprendiz

O resultado de uma parceria firmada entre o SENAI, Columbr e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro vai criar novas 918 vagas de Jovem Aprendiz. As contratações acontecerão até o ano 2022, sendo a maior contratação dessa categoria no país.

SENAI, Comlubr e TJRJ fecham parceria para abrir 918 vagas de Jovem Aprendiz
SENAI, Comlubr e TJRJ fecham parceria para abrir 918 vagas de Jovem Aprendiz (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Nova parceria

Ontem, 22 de abril, os responsáveis do Comlurb, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e à Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, firmaram uma parceria em que visa à contratação de 918 estudantes como Jovem Aprendiz, até 2022.

Às vagas serão para trabalhar na Comlurb e no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e às contratações serão por meio do Senai, onde os estudantes farão curso de capacitação.

Conforme à fala do presidente da Comlurb, Flávio Lopes, que trabalhou por muitos anos na área de Recursos Humanos:

“Fico muito feliz por poder gerar oportunidade para tanta gente, tantos jovens que têm como objetivo se reinserir na sociedade, ter oportunidade para mudar a vida. Tanto o poder público quanto as empresas privadas, além de suas obrigações estatutárias, têm obrigações morais de fazer mais pela sociedade e isso é um passo muito enobrecedor. Provavelmente para muitos desses jovens, nesse momento de pandemia, o programa representa a única fonte de renda da família.”

Vagas de Jovem Aprendiz

As oportunidades são destinadas para os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade no estado. De acordo com as regras do programa poderão participar os jovens que fazem parte de alguma das categorias abaixo:

  • Participantes do sistema socioeducativo, em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Sistema prisional, em situação de acolhimento institucional;
  • Egressos do trabalho infantil;
  • Candidatos com algum tipo de deficiência;
  • Jovens e adolescentes estudantes da rede pública de ensino.

Os candidatos receberam curso de capacitação, por quatro horas diárias durante dois anos, no Senai. Os cursos disponíveis são de: instalador hidráulico, padeiro e confeiteiro.

A grade curricular do curso conta com 40% de teoria e 60% de prática realizado nos laboratórios e oficinas, da escola. Eles estarão disponíveis em 28 unidades distribuídas pelos municípios do estado.

Os jovens que forem contratados pela Comlurb terão salário e registro na carteira de trabalho. Ontem, quinta-feira (22), já foram contratados os 40 primeiros participantes do programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!