Veja como será funcionamento de comércios e serviços no feriado de Tiradentes

Pontos-chave
  • Feriado altera funcionamento do comércio e serviços;
  • Tiradentes não foi incluído na antecipação de feriados da capital Paulista;
  • No Ceará está em vigor o decreto que determinou o isolamento social no Estado.

Amanhã, 21, é feriado nacional de Tiradentes. Por conta disso, o funcionamento do comércio e serviços pode ser alterado nos estados e municípios. Saiba aqui o que abre e o que fecha nesta quarta no Ceará, São Paulo, Pernambuco e mais.

Veja como será funcionamento de comércios e serviços no feriado de Tirandentes
Veja como será funcionamento de comércios e serviços no feriado de Tiradentes (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ceará

No Ceará está em vigor o decreto que determinou o isolamento social no Estado e ele permanece válido até o próximo domingo, 25. Segundo este decreto, serviços como barracas de praia, cinemas, academias e bares devem permanecer fechados.

Por outro lado, os shoppings, lojas de rua e restaurares podem abrir com horário restrito. As escolas, universidades e serviços públicos não funcionam no feriado.

Abre no feriado no Ceará

  • Supermercados abrem normalmente 
  • Comércio de rua pode funcionar das 10h às 16h de acordo com o decreto em vigência
  • Shoppings e suas praças de alimentação podem funcionar das 12h às 18h com no máximo 25% da capacidade total. Cada centro comercial pode definir se abre ou não no feriado
  • Restaurantes funcionam normalmente no feriado. Segundo o decreto estadual de isolamento, a categoria tem permissão de funcionar das 10h às 16h, com no máximo 25% da capacidade máxima
  • Farmácias abrem normalmente 
  • Postos de combustíveis abrem normalmente 
  • Bancos não terão atendimento no feriado
  • Lotéricas tem autonomia para decidir se abrem ou não

Feriado de Tiradentes São Paulo 

O feriado de Tiradentes não foi incluído na antecipação de feriados aplicado em março na capital paulista. Sendo assim, a data não será considerada dia útil na cidade.

O que abre em São Paulo 

  • Bancos não terão expediente, apenas as áreas de autoatendimento e serviços remotos  vão funcionar. As datas de vencimento das contas não serão alteradas.
  • Bolsa de valores não abre 
  • Rodízio de veículos será suspenso no feriado 
  • Transporte público como metrô e ônibus vão manter a operação, porém, com horários diferenciados
  • Supermercados, açougues e padarias podem funcionar
  • Serviços como Poupatempo, Procon e Detran não vão atender de forma presencial 

Pernambuco 

No Pernambuco, o feriado de Tiradentes afeta o funcionamento de vários estabelecimentos do comércio e de órgãos públicos.

O que abre no Pernambuco 

  • Comércio do Recife e Região Metropolitana pode funcionar em horários especiais. As lojas de rua do Recife devem funcionar das 9h às 17h. A abertura é opcional.
  • Shoppings e suas praças de alimentação podem abrir. Os cinemas permanecem fechados.

Votorantim (São Paulo)

No município, o ponto facultativo foi alterado para a próxima sexta, 23, para os serviços municipais.

Sendo assim, a prefeitura vai funcionar normalmente amanhã, mas o comércio não. Já na sexta, os serviços municipais não abrem e o comércio sim, seguindo o calendário normal do feriado.

Para os atendimentos, a prefeitura alterou os horários e impôs algumas regras.O atendimento ao público na sede do Executivo é feito das 9h às 16h.

Apenas uma pessoa, sem acompanhante, pode ter entrar no prédio. A exceção é se houver necessidade justificada como no caso de pessoas com deficiência. Também será necessário fazer agendamento prévio por telefone, e-mail ou diretamente no departamento ou secretaria.

Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Alto Tietê (São Paulo)

Na região do Alto Tietê, a cidade de Mogi das Cruzes não terá atendimento presencial nos serviços públicos. Os bancos e agências lotéricas também não abrem.

O comércio, por sua vez, seguirá o Plano São Paulo que passou a vigorar no último domingo, 18.

Os serviços essenciais como coleta de lixo, velórios e cemitérios, variação de ruas, plantões e serviços de ambulância, funcionam normalmente.

Prefeitura, Câmara, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Procon, Escritório de Negociação de Dívida Ativa (Endia) e cartório, não vão funcionar no feriado.

A Guarda Civil Municipal (GCM) atenderá  normalmente pelo telefone 153, 4677-3112 ou 4679-4334. Os munícipes podem denunciar aglomerações e outras ações que prejudicam o combate ao coronavírus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.