PROUNI ganha novas regras e calendário para vagas remanescentes

Inscrições para as vagas remanescentes do PROUNI começam em 3 de maio. Mudança no processo vai fazer com que a inserção da nota no ENEM seja obrigatória. Saiba mais agora!

PROUNI ganha novas regras e calendário para vagas remanescentes
PROUNI ganha novas regras e calendário para vagas remanescentes (Imagem: Reprodução/MEC/Twitter)

Estudantes que não foram contemplados com a bolsa do Programa Universidade Para Todos no primeiro semestre devem ficar atentos. Já que as inscrições para as vagas remanescentes no programa se aproximam.

Mudança na seleção para vagas remanescentes do PROUNI

Nos anos anteriores, a seleção era feita por ordem de chegada, ou seja, era necessário ter feito o ENEM sim, mas o que importava era quem havia chegado primeiro para ocupar a vaga.

Para a seleção de vagas remanescentes de 2021 os estudantes terão que ficar atentos.

Pois, ela vai acontecer assim como nas seleções regulares, em que a classificação era feita com base na nota do candidato.

Outra novidade, que pode até mesmo aumentar a concorrência, é que serão aceitas as inscrições de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010.

Os demais critérios continuam os mesmos:

  • O candidato deve ter desempenho superior a 450 pontos na média geral das áreas;
  • Possuir renda familiar de 1,5 salário por pessoa, para as bolsas integrais ou renda familiar de, no máximo, 3 salários para as parciais.

Inscrições para as vagas remanescentes do PROUNI

Quem desejar de inscrever terá que acessar o portal do Programa Universidade para Todos entre o dia 3 e as 23h59 do dia 4 de maio.

A inscrição só será aceita pelo portal oficial e é gratuita. Os estudantes poderão consultar o resultado em 7 de maio.

Programa Universidade Para Todos

Com o PROUNI, os estudantes têm a oportunidade de ingressar em instituições privadas de nível superior. Para participar é necessário comprovar que está inserido da faixa de renda estabelecida para cada bolsa.

Geralmente o programa faz seleções duas vezes ao ano, sempre no início dos semestres letivos. Quando algumas vagas “sobram”, o Ministério da Educação (MEC) abre a seleção para as vagas remanescentes.

Podem participar do programa todos aqueles que fizeram o ENEM, exceto quem já possui diploma de nível superior.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.