Prefeitura de BH libera funcionamento de bares, academias e comércio

Ontem, 19, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) comunicou a redução das medidas de restrição contra a pandemia. Sendo assim, a partir desta quinta, 22, as atividades econômicas não essenciais podem reabrir. O anúncio foi feito na sede da prefeitura de BH.

Prefeitura de BH libera funcionamento de bares, academias e comércio
Prefeitura de BH libera funcionamento de bares, academias e comércio (Imagem: PBH)

Foram necessários três dias seguidos de reunião com a participação do comitê de Combate à Covid-19 da prefeitura de BH, para que essa decisão fosse tomada. Foram analisados os indicadores na capital mineira e as ideias da sociedade civil.

O comitê é composto pelos infectologistas Estevão Urbano, Carlos Starling e Unaí Tupinambás e também pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

O último boletim epidemiológico de BH, que foi divulgado na sexta, 16, revelou que a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva voltados para a covid-19, no município, apresentou uma nova queda, após uma leve alta na quinta, 15.

As unidades de enfermaria também registraram queda em mais um dia. Já a taxa de transmissão permaneceu inalterada pela terceira vez seguida.

O boletim da última quinta, mostrou uma taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva por volta de 87,2%. Já na sexta, o índice apresentou queda e foi para 86,9%.

Nas unidades que pertecem ao SUS (Sistema Único de Saúde) a taxa de ocupação se manteve em 91,4%. Porém, foi registrada uma queda na rede suplementar, de 83% para 82,3%.

Sobre os leitos de enfermaria, o índice teve queda indo de 65,4% para 63,5%. Os leitos da rede SUS caíram de 65,8% de ocupação para 65%. Na rede suplementar, o número caiu para 61,7%.

Outro fator de extrema importância observado na pandemia, é a taxa de transmissão do coronavírus. Ela se manteve em 0,87 pelo terceiro dia consecutivo. Isso quer dizer que 100 pessoas doentes são capazes de transmitir a doença para outras 87.

De acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (Sus), 158.655 pessoas já se contaminaram com o coronavírus em BH. Deste total, 3.913 morreram em decorrência de complicações causadas pela doença.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.