BEm pago por redução de salário e jornada deve ser publicado esta semana

Governo federal adota novas estratégias para garantir o funcionamento do mercado de trabalho. Diante da permanência do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe precisaram renovar o funcionamento do benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEm. O projeto deverá se manter até o fim do ano, com alteração em suas regras.

BEm pago por redução de salário e jornada deve ser publicado essa semana (Imagem: Foto Reinaldo canato /veja.com)
BEm pago por redução de salário e jornada deve ser publicado essa semana (Imagem: Foto Reinaldo canato /veja.com)

A equipe econômica segue se desdobrando para determinar o funcionamento do mercado nacional. Com as empresas em situação de crise, os índices de desemprego tendem a ser amplificados, fazendo com que o governo federal renove o funcionamento do BEm. Desse modo, os trabalhadores com a jornada de trabalho alteradas receberão salários federais.

Em reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, e com o presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Paulo Solmucci, Bolsonaro decidiu que irá manter o BEm funcionando ao longo de 2021.

Através da votação do PLN 2/2021, serão concedidas novas aberturas de créditos extraordinários para as contas da União, responsáveis por financiar os projetos.

Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, confirmou a análise por parte dos parlamentares, garantindo que a pauta deverá ser vista como prioritária para resolução imediata.

“Nós vamos nos dedicar para votarmos o PLN 2, que é muito importante para garantir a implantação no Brasil dos programas de manutenção do emprego, e do Pronampe, de auxílio às pequenas e micro empresas, e também  a apreciarmos diversos vetos presidenciais, que é atribuição do Congresso Nacional”, disse Pacheco.

Regras do BEm em 2021

Destinado a todos os trabalhadores de regime CLT que tiveram os salários cortados, o BEm deverá validar cerca de 20 milhões de novos acordos, entre 1,46 milhões de empresas, sendo concedido nas modalidades abaixo:

Redução de Jornada e Salário em 25%

Caso o trabalhador e a empresa acordarem na redução de jornada e salário em 25% – A empresa paga 75% do salário e o governo os outros 25%.

Redução de Jornada e Salário em 50%

Se o trabalhador e a empresa acordarem na redução da jornada e salário em 50% – A empresa paga 50% do salário e o governo os outros 50%.

Redução de Jornada e Salário em 70%

Se o trabalhador e a empresa acordarem na redução de jornada e salário em 70% – A empresa paga 30% do salário e o governo os outros 70%.

Suspensão temporária do contrato de trabalho

Quando o empregado e empregador aceitam o acordo de suspensão temporária de contrato de trabalho, o pagamento dos salários ao trabalhador irá variar de acordo com o faturamento da empresa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.