Belo Horizonte anuncia volta às aulas presenciais; conheça os protocolos

Volta às aulas presenciais em Belo Horizonte está prevista para o próximo dia 26 de abril. Antes disso, setores do comércio devem retomar as atividades. Um plano de biossegurança foi elaborado para garantir o retorno seguro às escolas.

Belo Horizonte anuncia volta às aulas presenciais; conheça os protocolos
Belo Horizonte anuncia volta às aulas presenciais; conheça os protocolos (Imagem: Reprodução/Rodrigo Clemente/PBH)

Na última segunda-feira, 19, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, confirmou a retomada da educação para o final do mês de abril. A ação foi tomada após queda na ocupação de leitos clínicos e de UTI.

A reabertura das escolas começa com a educação infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos de idade.

Mesmo com a possibilidade de retomar as aulas presencias, o plano prevê que o ensino aconteça de forma hibrida.

“Ainda estamos em pandemia e o retorno híbrido permite intercalar as aulas presenciais com a preservação do on-line, inclusive garantindo a estrutura para suspender as aulas presenciais e voltar às aulas a distância, caso seja necessário”, explicou o secretário de Estado de Saúde e médico Carlos Eduardo Amaral.

Protocolos para a volta às aulas em Belo Horizonte

Higiene e proteção: As escolas devem disponibilizar meios dos estudantes fazem a sua higienização, como, sabonetes líquidos, álcool gel. Além de equipamentos de proteção, como máscara para os profissionais, copos descartáveis, entre outros.

Bolhas, o conceito de bolha consiste em fazer escalas de horários para que os estudantes entrem e saiam da escola, entre outras atividades que reúna grupos.

Distanciamento: Os estudantes terão que manter o distanciamento de 1,5 metro entre eles. E a ocupação das salas de aula terá que ser avaliada. Caso a cidade passe para a onda vermelha, esse distanciamento deverá ser aumentado.

Atendimento preferencial, essa medida terá que ser adotada sempre que a unidade escolar apresentar uma demanda de estudantes interessados em retornar para as aulas presenciais maior do que a capacidade de atendimento.

Convocação dos profissionais da educação, quem estiver inserido no grupo de pessoas com mais de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas não poderão ser convocados para retornar à sala de aula.

Além dessas medidas, o plano de volta às aulas em BH prevê que: Os professores e demais envolvidos nas escolas devem receber capacitação para realizar a fiscalização do cumprimento das medidas.  

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.