UFRGS estuda usar nota do ENEM para ingresso no ensino superior 2021

A UFRGS está analisando a possibilidade de suspender a realização do vestibular e usar a nota do ENEM como forma de ingresso. A instituição está ainda no segundo semestre letivo de 2020.

UFRGS estuda usar nota do ENEM para ingresso no ensino superior 2021
UFRGS estuda usar nota do ENEM para ingresso no ensino superior 2021 (Imagem: Reprodução/Arquivo Secom)

A pandemia tem afetado a vida dos estudantes brasileiros de diversas formas. Houve a transferência das aulas presenciais para o ensino remoto, suspenção de aulas e até mesmo adiantamento de recessos escolares.

E mais uma vez ela pode influenciar no processo seletivo de uma universidade, já que a UFRGS está analisando a possibilidade de não realizar provas de vestibular nesse ano.

O último vestibular da instituição aconteceu em 2019 e selecionou estudantes para ingressarem no ano letivo de 2020, que hoje está atrasado.

O Comitê Covid-19 da UFRGS, um dos setores que recomenda esse “ajuste” falou sobre a aplicação de provas nesse momento:

“Diante do cenário epidemiológico atual, dos prazos necessários para a organização do vestibular e da ausência de perspectiva de imunização da maior parte da população brasileira”. 

Como será o ingresso na UFRGS em 2021?

Há alguns anos a Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferta 30% de suas vagas pelo SiSU e os outros 70% em seu vestibular próprio.

No entanto, a pandemia, que atrasou o calendário, e inviabiliza que aglomerações sejam formadas pode fazer com que nesse ano aconteça uma seleção diferente.

No Sistema de Seleção Unificada já foram ofertadas oportunidades de ingresso em 93 cursos de graduação, que corresponde aos 30% mencionados.

Agora, existe a possiblidade de que as outras vagas sejam ofertadas em seleção com uso da nota do ENEM dos últimos quatro anos.

A ideia da UFRGS é fazer seleções para os dois semestres de forma separa. Para o primeiro semestre letivo de 2021, ainda sem previsão de início, a seleção seria feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para o segundo semestre seriam aplicadas as provas do vestibular tradicional da instituição.

Diferentes setores da universidade, além da Comissão de Legislação e Regimentos estão orientando que essa seja a medida adotada para ingresso nesse ano.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.