Nesta quarta-feira (21), acontece o feriado nacional de Tiradentes. Segundo informado no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não funcionarão neste feriado do dia 21 de abril. Os clientes de instituições, como Santander, Bradesco e Caixa, ainda poderão acessar os canais digitais.
A entidade alega que os feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro, e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil.
Dessa forma, as agências bancárias não funcionarão. Apenas as áreas de autoatendimento funcionarão, assim como serviços por telefone e internet.
Os clientes devem realizar o pagamento das contas de acordo com a data de vencimento. Isto acontece porque os bancos não possuem autonomia para mudar o prazo. Os pagamentos podem acontecer por meio dos terminais de autoatendimento, aplicativo ou Internet Banking.
Para evitar possíveis problemas, os clientes podem programar pagamentos e utilizar canais digitais. Dessa forma, a será possível evitar filas e aglomerações. Como resultado, os clientes poderão garantir mais segurança em meio à pandemia de covid-19.
Canais digitais podem ser utilizados pelos clientes durante o feriado nacional
Diante do cenário atual de pandemia, a Febraban afirma que os bancos darão prioridade ao atendimento pelos canais digitais nos locais em que houver restrições mais rigorosas de isolamento social.
Os bancos recomendam que a população concentre, ao máximo, as atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e nos caixas 24 horas.
Em caso de dúvidas, a Febraban recomenda a entrar em contato com a Central de Atendimento do respectivo Banco.
Canais digitais do Santander, Bradesco e Caixa
No Santander os clientes contam com diversas opções de canais digitais. Estes sistemas possibilitam realizar operações que seriam feitas em uma agência Santander. As opções são: App Santander, Internet Banking, App Way, WhatsApp, Internet Banking Empresas, App Empresas.
No Bradesco, os clientes podem resolver a vida financeira por: Internet Banking, aplicativos Bradesco, Fone Fácil, Autoatendimento, Bradesco explica, inteligência artificial Bia e WhatsApp.
Já na Caixa, os canais digitais disponibilizados são: Internet Banking, aplicativos Caixa, Simulador Caixa Sim, Agência Digital, redes sociais, Gerenciador Caixa Empresas, Correspondente Caixa Aqui Digital, Mensagem via celular, 2ª via de boletos, Fale Conosco e Negociação de dívidas.