Matrícula do SISU começa nesta segunda-feira (19); saiba como fazer

Com a recente divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre, os estudantes aprovados entram agora em uma nova etapa. A matrícula do SiSU deve acontecer entre hoje, 19, e a próxima sexta-feira, 23.

Matrícula do SISU começa nesta segunda-feira (19); saiba como fazer
Matrícula do SISU começa nesta segunda-feira (19); saiba como fazer (Imagem: Reprodução/UESB)

Aprovados na primeira seleção devem ficar atentos, pois caso o candidato aprovado não faça a matrícula, perderá o direito à vaga.

Como fazer a matrícula do SiSU?

Essa etapa acontece diretamente na instituição em que o estudante foi aprovado.

Então, o primeiro passo é buscar mais informações sobre a realização do procedimento, já que, por conta da pandemia, cada universidade tem adotado protocolos para garantir a segurança de todos.

Confira abaixo a relação dos documentos listados pelo Ministério da Educação para a realização da matrícula do SiSU:

  • Documento original com foto;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

Outro ponto importante em que o estudante aprovado deve ficar atento é quanto a relação de documentos exigidos pelas instituições.

Pois, elas podem solicitar outros documentos além dos listados pelo MEC. Toda documentação deve ser apresentada nas versões original e cópia.

Não fui aprovado no SiSU, e agora?

Nessa primeira seleção de 2021 o Sistema de Seção Unificada vai realizar apenas uma chamada regular.

Mas quem não foi selecionado ainda tem uma outra chance de ser contemplado com uma vaga, por meio da lista de espera.

Nesse caso, a inscrição pode ser feita até as 23h59 da sexta-feira, 23 de abril. É esperado que a divulgação da primeira chamada de aprovados na lista de espera aconteça no dia 27 desse mês.

Para participar da lista de espera o estudante terá que escolher entre um dos cursos selecionados incialmente. Além disso, só pode se inscrever quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso.

Quem decidir participar dessa lista de espera do primeiro semestre deve ficar atento às redes sociais da instituição em que se candidatou, pois é ela quem irá fazer a divulgação dos aprovados.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.