IPVA RS 2021: Placas final 8 e 9 têm até essa semana para quitar imposto

Nesta semana, o calendário de pagamentos do IPVA RS 2021 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) segue e os motoristas que possuem veículos com placa final 8 e 9 pagam o tributo. 

IPVA RS 2021: Placas final 8 e 9 têm até essa semana para quitar imposto
IPVA RS 2021: Placas final 8 e 9 têm até essa semana para quitar imposto (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Hoje, 19, é a data limite para o pagamento do IPVA para veículos com placa final 8. Já na próxima sexta, 23, é a vez dos veículos com placa final 9. Na próxima semana é a data de vencimento da última placa, com final 0.

Pagamento do IPVA

O IPVA poderá ser pago em qualquer aplicativo ou através de home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. No Banco do Brasil o pagamento só pode ser feito por clientes. Já nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal, o pagamento é somente presencial.

A taxa de licenciamento e multas podem ser quitadas separadamente do IPVA, e o dono do veículo deve se atentar às datas de vencimento de cada uma das obrigações.

Para quitar os débitos, o contribuinte deve ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Para conferir os valores do IPVA, multas e pendências, o contribuinte deve ser acessar o site www.ipva.rs.gov.br. Ou, baixar o aplicativo IPVA RS disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Descontos Bom Motorista e Bom Cidadão

Ambos os descontos podem ser cumulativos. Os motoristas que não receberam multas nos últimos três anos são beneficiados com um abatimento de Bom Motorista de 15% no valor do IPVA.

Já no caso de condutores que não receberam multas há dois anos, o índice é de 10%. Por fim, quem ficou um ano sem cometer infrações, recebe um desconto é de 5%.

Já o desconto do Bom Cidadão, concede aos donos de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, um abatimento de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF. 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Pagamentos em atraso

O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (caso tiver direito), arcará também com multa de 0,33% ao dia em cima do valor do tributo não pago, até o limite de 20%.

Caso o débito seja inscrito em dívida ativa, ação que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.