Governador do Amazonas aumenta margem do empréstimo consignado para 45%

Na última semana, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, ampliou de 35% para 45% a margem do empréstimo consignado. Trata-se do limite voltado a servidores estaduais ativos e inativos, aposentados e pensionistas. 

Governador do Amazonas aumenta margem do empréstimo consignado para 45%
Governador do Amazonas aumenta margem do empréstimo consignado para 45% (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Antes desta mudança, a soma mensal das consignações facultativas a cada servidor não podia passar de 35% da soma dos vencimentos. Sendo 30% para empréstimos consignados e 5% para operações através do cartão de crédito.

O decreto do governador Wilson Lima está de acordo com a Lei Federal 14.131, de março de 2021, que adicionou 5% ao percentual máximo para contratação de operações de crédito, com desconto automático na folha de pagamento.

A alteração foi comunicada durante uma transmissão pelas redes sociais do governador.

“Acabei de assinar o decreto para ampliar a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais, tanto para aqueles que estão na ativa, quanto aqueles que estão aposentados. Isso começa a valer a partir do momento que o decreto for publicado. Como eu acabei de assinar, amanhã estará publicado”, disse o governador durante a transmissão.

Empréstimo Consignado 

Esta modalidade de empréstimo consiste no desconto automático na folha de pagamento. Ela possui juros mais baixos em comparação com outras linhas de crédito que são oferecidas para pessoas físicas.

Essa linha de crédito vem ganhando popularidade pelas vantagens, como a taxa de juros reduzida e a facilidade no pagamento em comparação com o cartão de crédito e o cheque especial.

Ao optar pelo consignado, o interessado autoriza que a instituição financeira faça o desconto do valor das parcelas do empréstimo diretamente da sua folha de pagamento, ou benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

Em algumas instituições, é possível solicitar esse tipo de empréstimo mesmo que esteja com o nome negativo. Dessa forma, é possível utilizar o crédito para limpar o seu nome e voltar a fazer compras.

É importante que antes de optar pelo empréstimo consignado, o interessado faça uma pesquisa para comparar com outros tipo de empréstimo. A medida era um pedido dos servidores.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.