Aulas presenciais no RJ voltam na quarta-feira (21) para ESTES alunos

Pelo menos 783 escolas municipais devem oferecer aulas presenciais no RJ e também continuarão com o ensino remoto, a partir da próxima quarta-feira, 21. Serão atendidos alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental I.

Aulas presenciais no RJ voltam na quarta-feira (21) para ESTES alunos
Aulas presenciais no RJ voltam na quarta-feira (21) para ESTES alunos (Imagem: Reprodução/Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Em fevereiro, o governo do Rio de Janeiro reabriu as escolas para receber estudantes da pré-escola, do 1º e 2º anos. Agora, estudantes de mais séries do ensino fundamental.

Como é a volta às aulas presenciais no RJ?

O retorno está separado em dois momentos, um na quarta-feira, com 301 escolas sendo reabertas. E outro na quinta-feira, com mais 63 unidades escolares abrindo.

Essa etapa, estudantes do 3º ao 6º ano poderão voltar a frequentar as salas de aula presenciais. Para conferir a relação completa de unidades reabertas da Secretaria Municipal de Educação.

Retomada da educação no Rio de Janeiro

Para um retorno seguro, a prefeitura resolveu criar protocolos, um calendário de retorno e também investir na infraestrutura das unidades.

De acordo com Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação, a prefeitura do Rio de Janeiro fez ajustes nas escolas municipais que possibilitam o retorno às atividades presenciais. Para isso foram destinados R$ 18 milhões de verba pública.

As escolas municipais do Rio ficaram cerca de um ano fechadas, sem atividades pedagógicas presenciais. As que vão retornar nesta semana, ficaram quase um ano e dois meses sem ensino presencial. Quando assumimos, em janeiro de 2021, começamos a resolver problemas de uma rede que estava muito fragilizada, sem o apoio necessário da Secretaria. Antes de uma escola retomar com o ensino presencial, ela precisa passar por todas as adequações necessárias e, assim, se tornar apta a receber alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis com segurança”, afirmou Ferreirinha.

Além disso, como as escolas ainda precisam ofertar o ensino remoto, até porque o retorno às aulas presenciais no RJ ainda não é obrigatório. Os estudantes terão canais de TV disponibilizados para acompanhar as aulas remotamente.

Entre os protocolos que deverão ser seguidos estão:

  • Bebedouros adaptados para, apenas, encher as garrafas dos estudantes.
  • Distanciamento de 1,5 metro;
  • Escalas para entrada, saída e recreio;
  • Higienização frequente das mãos;
  • Refeições feitas dentro das salas de aula;
  • Uso obrigatório de máscara, exceto para crianças de até 3 anos;

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.