App Caixa Trabalhador e App BB PASEP: Baixe para consultar abono salarial

Pontos-chave
  • PIS/PASEP 2021 é remarcado pelo governo;
  • População só terá acesso ao benefício em 2022;
  • Plataformas digitais otimizam consultas de valores e calendários.

Brasileiros com abono salarial adiado podem fazer consultas pela internet. Nas últimas semanas, o governo federal informou que estará suspendendo a concessão do PIS/PASEP em 2021. Um novo prazo já foi anunciado, mas ainda há parte significativa da população em dúvidas. Para otimizar o atendimento, foram criados os aplicativos BB Pasep e Caixa Trabalhador.

App Caixa Trabalhador e App BB PASEP: Baixe para consultar abono salarial (Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil)
App Caixa Trabalhador e App BB PASEP: Baixe para consultar abono salarial (Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil)

Se você já leu na imprensa que a concessão do PIS/PASEP 2021 foi atrasada e está com dúvidas sobre as novas datas de pagamento, fique atento. De fato, o ministério da economia confirmou que não irá conceder mais o abono salarial este ano. No entanto, a população pode acompanhar por aplicativo as novas datas e valores do projeto.

Porque o PIS/PASEP foi adiado?

O principal motivo para o atraso no pagamento do abono salarial foi a necessidade de reorganizar o orçamento público. Inicialmente o benefício seria concedido a partir do mês de junho, mas diante da permanência do novo coronavírus acabou ficando apenas para 2022.

Com o país em crise, o governo federal trabalha para controlar ao máximo as taxas do desemprego. Desse modo, o projeto que permite com que os empresários suspendam os salários de seus servidores sem que estes sejam demitidos foi renovado.

Na contrapartida, para que a população não fique totalmente descoberta, o ministério da economia criou o BEm. Trata-se de um benefício destinado a todo o trabalhador que teve sua jornada de trabalho congelada ou reduzida por um período de aproximadamente 3 meses.

Sua concessão funciona como uma espécie de seguro desemprego temporário, até que o cidadão seja readmitido pela empresa.

Quais as novas datas do abono salarial?

Ainda não há uma confirmação. A previsão da equipe econômica federal é de que o benefício seja concedido a partir de fevereiro de 2022. As informações concedidas até o momento dão a entender que de haverá a liberação de dois abonos salariais no mesmo ano, sendo eles referentes ao ano base de 2020 e 2021.

Como acompanhar e consultar as notícias do PIS?

Diante do clima de incertezas, você deve se conectar aos aplicativos federais que te auxiliaram no acompanhamento das notícias. Para quem é vinculado ao PIS, o pagamento é concedido por meio da Caixa Econômica Federal, o que significa que o trabalhador de empresa privada deve fazer seu cadastro no aplicativo Caixa Trabalhador.

O procedimento é simples:

  • Primeiro instale o app no seu celular
  • Depois abra sua tela inicial e clique em criar cadastro
  • Informe os dados de identificação pessoal: nome completo, número do CPF e do PIS
  • Crie uma senha individual para acesso
  • Uma vez conectado, clique na função ‘abono salarial’ e depois selecione ‘exercício vigente’
  • Aguarde carregar a tela e acompanhe a previsão de pagamento, sob aguardo do calendário do governo e os valores previstos para concessão.

Suas dúvidas podem ser esclarecidas ainda através do telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207, pelo telefone 158 da central de atendimento do Ministério do Trabalho, ou nos postos da Superintendência Regional do Trabalho.

App Caixa Trabalhador e App BB PASEP: Baixe para consultar abono salarial (Imagem: Minne Santos)
App Caixa Trabalhador e App BB PASEP: Baixe para consultar abono salarial (Imagem: Minne Santos)

Como acompanhar e consultar as notícias do PASEP?

Já no caso dos servidores públicos a consulta deve ser feita por meio do app BB Pasep. A ferramenta é totalmente gratuita e está disponível em celulares com sistema operacional IOS e Android. Basta se conectar basta seguir as etapas abaixo:

  • Instale o aplicativo no seu celular
  • Na tela inicial, dê início ao seu processo de cadastramento
  • Informe o número de inscrição do PASEP, CPF e sua data de nascimento
  • Confirme os dados e aguarde a validação e seu acesso
  • Já conectado, selecione a função ‘abono salarial’ e aguarde a página carregar
  • Na tela seguinte você terá, a depender da liberação do governo, o próximo calendário e média de valores que deverão ser pagos.

É importante ressaltar ainda que os segurados vinculados ao Banco do Brasil também conseguem ter mais informações através da central de atendimento do BB:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
  • 158 da central de atendimento do Ministério do Trabalho, ou nos postos da Superintendência Regional do Trabalho.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.