Não passou na 1ª chamada do SISU 2021? Saiba como se inscrever na lista de espera

Pontos-chave
  • Ao todo, essa primeira seleção do SiSU 2021 ofertou 206.609 vagas;
  • Com a divulgação do resultado da seleção o estudante pode acessar o seu boletim de desempenho;
  • A lista de espera é a oportunidade de ainda ser convocado nessa primeira seleção.
  • O resultado da lista de espera é divulgado pela própria instituição.

O resultado da primeira seleção do SiSU 2021 foi divulgado na manhã de hoje (16), os candidatos aprovados agora seguem a etapa de matrícula na instituição escolhida. Para aqueles que não conseguiram uma vaga, ainda há a oportunidade de participação na lista de espera. Saiba mais agora!

Não passou na 1ª chamada do SISU 2021? Saiba como se inscrever na lista de espera
Não passou na 1ª chamada do SISU 2021? Saiba como se inscrever na lista de espera (Imagem: Reprodução/ Vestibular Brasil Escola – UOL)

Ao todo, essa primeira seleção do SiSU 2021 ofertou 206.609 vagas em mais de cinco mil curso de nível superior em 109 instituições públicas (estaduais e federais).

Consulta ao resultado do SiSU 2021

Com a divulgação do resultado da seleção o estudante pode acessar o seu boletim de desempenho.

Nele é possível verificar as informações pessoais do candidato. Saber em que colocação ele ficou, se foi aprovado e em qual das opções foi aprovado.

Também é possível ver a relação geral de aprovados no sistema. Para isso dele deve clicar em “Lista de Selecionados” e seguir os passos:

  1. Escolher a instituição em que a consulta vai ser feita;
  2. O local em que a vaga foi oferta (essa parte é fundamental, pois algumas instituições ofertaram vagas em campis diferentes);
  3. Selecionar o curso desejado para saber os aprovados;
  4. O Grau (licenciatura, bacharelado ou tecnológico) e o turno.

Pronto, ao clicar em “pesquisar” o sistema vai exibir a relação de todos os aprovados em todas as modalidades disponíveis naquela instituição.

Para as duas situações de consulta o candidato precisa acessar o Portal do Sistema de Seleção Unificada.

Quem foi aprovado precisa ficar atento às publicações da instituição em que vai ingressar, já que a matrícula é feita diretamente nela e nesse momento de pandemia alguns procedimentos online estão sendo criados.

Também é importante ficar atento aos documentos necessários e procedimentos para a realização da matrícula.

Não passou na 1ª chamada do SISU 2021? Saiba como se inscrever na lista de espera
Não passou na 1ª chamada do SISU 2021? Saiba como se inscrever na lista de espera (Imagem: Reprodução/ Canal Tech)

Lista de espera do SiSU 2021

Não foi selecionado na chamada regular? Ainda existe uma oportunidade de ingressar com o sistema nesse momento, é a lista de espera.

Para manifestar interesse em participar da lista é necessário acessar o site do Sistema de Seleção Unificada, clicar em “Meu Boletim” e clicar em “participar da lista de espera”.

Diferente da chamada regular, em que o estudante seleciona dois cursos, na lista de espera ele se inscreve apenas para um, então ele precisa escolher entre sua primeira ou segunda opção.

Uma estratégia muito usada pelos candidatos para se decidir entre uma das opções é analisar a colocação no processo seletivo.

Vale lembrar que apenas quem manifestou interesse em participar da lista de espera segue concorrendo às vagas.

E também que é o próprio candidato quem tem que ficar atento às futuras convocações. Já que elas são divulgadas pela própria instituição, que pode seguir fazendo chamadas mesmo após o início do período letivo.

Outro ponto muito importante é quando a possibilidade ou não de participar da lista. Só podem participar candidatos que não foram aprovados nem na primeira opção, nem na segunda opção de curso, como afirma o próprio Ministério da Educação em seu portal:

“Apenas o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no SiSU”.

Novo calendário do SiSU 2021

O Ministério da Educação acabou prorrogando o prazo para a realização da matrícula, o que afetou todo o calendário do programa, confira agora como as datas foram definidas:

O resultado que inicialmente estava previsto para a última quarta-feira foi divulgado na manhã de hoje, 16. A inscrição na lista de espera também foi alterada e já está disponível, ficando aberta até a próxima sexta-feira, 23.

Outra alteração é quanto ao período de matrícula dos aprovados que deve acontecer de 19 a 23 de abril. E a convocação dos candidatos aprovados na lista de espera foi transferida para o dia 27 de abril.

O próximo processo seletivo (2021.2) deve acontecer apenas no segundo semestre do ano.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.