Detran disponibiliza ferramenta online para recurso contra infrações

O Detran-CE (Departamento Estadual de Trânsito) disponibilizou na última quarta, 14, uma nova ferramenta para motoristas que estão com processos na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari). Através do sistema, os condutores podem contestar infrações de trânsito pela internet.

Detran disponibiliza ferramenta online para recurso contra infrações
Detran disponibiliza ferramenta online para recurso contra infrações (Imagem: Erika Fonseca/SVM)

Na ferramenta é possível fazer: A apresentação e acompanhamento da Indicação de Condutor, Defesa Prévia e de Recurso junto à Jari. 

Tania Santos, coordenadora de suporte do Detran, diz que a chegada da ferramenta vai agilizar o acesso dos usuários, pois, não será mais preciso sair de casa para resolver essas pendências.

“O Detran vai disponibilizar aos milhares de usuários que utilizam seus serviços a possibilidade de apresentar o processo de indicação de condutor infrator de forma virtual, de maneira simples e transparente, sem sair de casa”, disse.

Como contestar infrações no Detran-CE

A ferramenta está disponível no site do Detran-CE, na aba “Processos”. No momento do acesso, o motorista deve inserir informações como placa e número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), e anexar a documentação que for pedida, incluindo o formulário de indicação de condutor infrator, que fica no verso da multa.

Tanto pessoa física, quanto jurídica, podem utilizar o sistema. O Detran alerta para que caso o dono do veículo não indique o responsável no período informado na notificação de autuação, ele será considerado o responsável pela infração. 

Detran-CE inicia retoma presenciais

Nesta semana, o Detran retomou os atendimentos presenciais. Quem precisar dos serviços do órgão deve agendar o atendimento previamente. Os serviços pela internet continuam sendo oferecidos.

A volta dos atendimentos presenciais foi possível após a flexibilização do lockdown comunicada pelo governador Camilo Santana (PT) no último sábado, 10. Com isso, alguns setores voltaram as atividades ontem, 12.

O Detran garantiu que a retomada gradual dos atendimentos vai obedecer todas as medidas de proteção contra a covid-19 estabelecidas no decreto estadual.

“O Detran-CE reforça que segue mantendo todos os protocolos sanitários necessários  para garantir a segurança dos usuários, colaboradores e servidores, no sentido de prestar o adequado serviço а população”, diz o órgão.

Para agendar seu atendimento, acesse o site do Detran-CE.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.