Quem são as famílias reincluídas no Bolsa Família após ordem da Justiça?

Justiça realiza integração de famílias excluídas do Bolsa Família. Diante da atual realidade do novo coronavírus, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal deve restituir todos os cadastros cancelados pelo projeto. O objetivo da ação é assegurar que a população de baixa renda tenha assistência financeira.

Quem são as famílias reincluídas no Bolsa Família após ordem da Justiça? (Imagem: FDR)
Quem são as famílias reincluídas no Bolsa Família após ordem da Justiça? (Imagem: FDR)

Mesmo no atual contexto da covid-19, o ministério da cidadania permaneceu realizando a intitulada operação pente fino. Trata-se de um procedimento de fiscalização onde o governo federal exclui os brasileiros que estiverem com erros nos seus cadastros do Bolsa Família.

No entanto, diante de um novo informe do STF, a equipe federal deverá reintegrar todos aqueles que tiveram o benefício cancelado entre 2020 e 2021, especificamente na Bahia, região mais afetada.

De acordo com Marco Aurélio, o ministério tem até 10 dias para reativar o registro dessas pessoas, caso contrário o governo pagará uma multa diária de R$ 100 mil.

Além disso, ficou determinado também que enquanto o país estiver em estado de calamidade pública pela covid-19, não poderá ser realizada mais nenhuma exclusão dentro do Bolsa Família. Ou seja, até mesmo quem estiver com os cadastros desatualizados, permaneceram sob o direito de receber seus salários.

Como saber se meu Bolsa Família foi cancelado?

Para quem estiver em dúvidas quanto a situação de cadastro no projeto, basta acompanhar o registro pelo aplicativo do BF. Com a ferramenta instalada, o cidadão precisa apenas informar seus dados de identificação pessoal e na sequencia consegue acompanhar sua previsão de pagamentos.

É importante ressaltar que caso o governo detecte algum problema de cadastro, o ministério da cidadania deve primeiramente entrar em contato antes de suspender o salário. Com a pandemia, essa comunicação vem sendo feito via SMS ou email feita pela própria equipe federal.

CadÚnico

Se você está inseguro quanto a sua situação e deseja checar os dados, é importante lembrar que tal procedimento pode ser realizado por meio do CadÚnico Digital. Trata-se da plataforma digitalizada onde o cidadão fornece todos os seus dados de identificação, renda e situação familiar.

Sua renovação e atualização a cada dois anos é obrigatória para a permanência em projetos não só como o Bolsa Família, como até mesmo no atual auxílio emergencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.