Concurso da Caixa Econômica convoca 2,7 mil aprovados no último edital

Os aprovados do último Concurso da Caixa Econômica, realizado em 2014, foram convocados neste mês de abril pela instituição. Foram classificados 2,7 mil candidatos, além disso, 560 aprovados estão em processo de contratação desde fevereiro de 2021.

Concurso da Caixa Econômica convoca 2,7 mil aprovados no último edital
Concurso da Caixa Econômica convoca 2,7 mil aprovados no último edital (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Déficit de funcionários

As unidades do banco Caixa Econômica estão com um déficit de 17 mil funcionários. No entanto, devido o cenário atual da sociedade, o órgão optou por não realizar um novo concurso público e sim convocar os aprovados do último concurso, realizado em 2014.

Em novembro, de 2018, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgou uma nota escrita pelo presidente do órgão dizendo:

“Considerando a decisão da empresa em promover a redução do quadro funcional através de Programa de Desligamento Voluntário – PDV ou saídas compulsórias (EC103/>75 anos) é fundamental e urgente que a Caixa inicie um processo de contratações.”

O último concurso convocou 30% dos aprovados, o que representa 32.880 mil candidatos. Agora, em abril de 2021, foram convocados outros 2.700 mil candidatos. Até o final do ano, de 2021, serão convocados mais 1.000 funcionários.

Como disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o objetivo é “preencher o total de 7.704 novas vagas.”

Esse déficit tão grande de funcionários é devido a grande jornada de trabalho que os funcionários prestaram nos seus anos de Caixa Econômica. A coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, nos reforça dizendo:

“Os colegas estão adoecendo com as jornadas estafantes de atendimento e reforçada por metas abusivas. Quiseram colar que os colegas são heróis de crachá, mas são seres humanos, e o que temos cobrado da Caixa é o respeito aos seus empregados.”

Cargos e benefícios do último concurso

O concurso, de 2014, foi para disputar o cargo de Técnico Bancário. Isto é, os convocados deverão realizar as seguintes tarefas no seu cargo:

  • Prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público;
  • Efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade;
  • Operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade;
  • Instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua unidade.

A jornada de trabalho será de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. O salário é de R$ 2.025,00 mais benefícios.

Confira:

  • Participação nos lucros e nos resultados;
  • Plano de saúde e plano de previdência complementar;
  • Auxílio refeição/alimentação;
  • Auxílio cesta/alimentação.

Mariana CastroMariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR.