Provas do ENCCEJA são adiadas por conta da pandemia; confira novas datas

As provas do ENCCEJA que aconteceriam em 25 de abril foram adiadas para agosto. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos e de mortes em diversos estados brasileiros. Enquanto as provas não chegam é possível se preparar com o material disponível no site.

Provas do ENCCEJA são adiadas por conta da pandemia; confira novas datas
Provas do ENCCEJA são adiadas por conta da pandemia; confira novas datas (Imagem: Reprodução/INEP)

A onda crescente de casos de Covid-19 em diversos estados que fez com que a ocupação de leitos ultrapassasse os 80% levou o INEP a adiar a aplicação das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira. Inicialmente a prova aconteceria em 25 de abril, mas acaba de ser adiada para 29 de agosto.

No texto publicado na página oficial do Governo, o INEP justifica a decisão com argumentos como:

No final de março, por exemplo, 16 estados e o Distrito Federal estavam em colapso na saúde e apenas duas unidades da Federação possuíam capacidade menor que 80% dos leitos para pacientes acometidos com o Coronavírus”.

Encceja 2020

Assim como aconteceu como o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENCCEJA acontece em 2021.

Mas se refere a edição de 2020, pois ele já havia sido adiando do ano passado para esse por conta da pandemia.

1.630.046 pessoas se inscreveram para participar do exame. Sendo que 301.438 pretendem obter a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

Podem participar do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos:

  • Pessoas acima de 15 anos para o ensino fundamental,
  • E acima de 18 para o ensino médio.

Que ainda não concluíram os estudos de nível básico.

Essa certificação obtida pela participação no exame é um comprovante de conclusão do ensino médio e é aceita em diversos processos seletivos, como ENEM, vestibular, concurso público e mais.

Material de estudos para o ENCCEJA

Para auxiliar os estudantes que vão fazer a certificação, o INEP disponibilizou diversos materiais de estudos, incluindo as provas anteriores, com gabarito.

Para consultar basta acessar ao portal do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Há também material voltado aos professores que atuam preparando os estudantes para a participação nas provas.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.