Detran-DF retoma agendamentos para prova prática e teórica na emissão da CNH

O Detran-DF (Departamento Estadual de Trânsito) retomou hoje, 14, o agendamento para as provas teórica e prática de direção. As avaliações devem ser agendadas na autoescola que o aluno estiver matriculado. 

Detran-DF retoma agendamentos para prova prática e teórica na emissão da CNH
Detran-DF retoma agendamentos para prova prática e teórica na emissão da CNH (Imagem FDR)

As bancas de avaliação estavam paralisadas desde o último dia 22. A justificativa do órgão foi a de que os candidatos “teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames”.

Agora com a retomada dos agendamentos, o Detran prevê que as provas práticas voltem a ser aplicadas já este sábado, 17. As provas teóricas retornam na segunda que vem, 19. Até o fim deste mês, o departamento vai abrir 5,7 mil vagas nas bancas:

  • Prova teórica: 3.048 vagas
  • Prova prática: 2.655 vagas

Suspensão e novas estratégias do Detran-DF

Os exames de direção aplicados pelo Detran do DF estavam suspensos desde o dia 22 de março. O órgão alegou que a decisão foi tomada como medida de segurança, pois os candidatos e acompanhares estavam provocado aglomerações nas áreas anexas aos exames.

O Detran informou também que irá fazer três bancas práticas aos sábados para reduzir o fluxo de pessoas e diluir o quantitativo de vagas.

“Esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, disse o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Uma outra medida anunciada é a redução de seis para quatro na quantidade de pessoas  que farão o exame prático de direção utilizando o mesmo caro. O órgão recomenda que os candidatos não compareçam ao local de prova com acompanhantes. 

Medidas contra a Covid

Os participantes devem utilizar máscara de proteção corretamente, higienizar as mãos e manter o distanciamento social nas áreas dos exames. Na realização da prova prática é obrigatório que os vidros dos veículos fiquem abertos durante a avaliação.

Prazos prorrogados 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou no mês passado, os prazos de renovação de habilitação e de outros serviços por tempo indeterminado.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.