Cursos preparatórios do ENEM 2021: Sesi, UFPB e UEPB abrem inscrições grátis

Os interessados em fazer cursinhos preparatórios para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 já podem se inscrever na Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Sesi. Saiba detalhes.

Cursos preparatórios do ENEM 2021: Sesi, UFPB e UEPB abrem inscrições grátis
Cursos preparatórios do ENEM 2021: Sesi, UFPB e UEPB abrem inscrições grátis (Imagem: Google)

As inscrições para os cursos nas universidades já estão abertas e seguem até o próximo dia 18. A UEPB está ofertando 360 vagas, e a UFPB 60 vagas.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição pela internet e enviar os documentos solicitados.

UFPB

O Educa UFPB é direcionado para pessoas que não podem pagar cursos preparatórios particulares e que foram alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares.

O processo de seleção é dividido em duas partes. A primeira é formada por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha (10 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e 10 de Matemática e suas tecnologias). 

Já na segunda parte, será feita uma entrevista com os 120 participantes que tiraram as melhores notas na prova objetiva, para selecionar os candidatos pelo perfil socioeconômico.

O curso será realizado de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus. As aulas serão ministradas de segunda a sexta, das 18h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 15h, através da plataforma Google Meet.

UEPB

O Pró-Enem é composto por aulas remotas que serão ministradas no período da tarde,  das 14h às 16h30, e à noite, das 19h às 21h30, de segunda a quinta-feira. Aos sábados, as aulas são no período da manhã, das 8h às 12h.

Ao todo são 360 vagas, sendo 120 para o turno da tarde e 120 para o período da noite, de segunda a quinta-feira. Já para as aulas de sábado de manhã, estão abertas 120 vagas. Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, um cadastro reserva será aberto.

Os interessados no curso devem informar se já terminaram ou estão terminando o ensino médio, preencher o formulário eletrônico onde deve selecionar a opção de turma e turno que prefere e indicar qual língua estrangeira quer estudar (inglês ou espanhol).

Será pedido também que uma cópia digital do certificado ou declaração de conclusão do ensino médio em Rede Pública do Estado da Paraíba seja anexada, além do RG e CPF.

Sesi

Por fim, o curso Pré-Enem Firjan SESI, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), está com vagas abertas até o próximo dia 18.

O curso é gratuito e os interessados devem ter no mínimo 15 anos e estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública. Quem já  concluiu o ensino médio também pode participar.

Serão oferecidas 800 vagas em todo Rio de Janeiro. Todas as informações estão disponíveis no site do Pré-Enem Firjan.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.