SENAI tem 3,5 mil vagas em cursos gratuitos no estado de São Paulo

O SENAI de São Paulo abriu processo seletivo com 3,5 mil vagas de cursos técnicos gratuitos. Para participar os candidatos precisam ter 15 anos, no mínimo, estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído. As inscrições vão até dia 26 de abril de 2021.

SENAI tem 3,5 mil vagas em cursos gratuitos no estado de São Paulo
SENAI tem 3,5 mil vagas em cursos gratuitos no estado de São Paulo (Imagem: Reprodução G1-Globo)

Cursos Senai gratuito

Ao todo, são 26 escolas do Senai do estado de São Paulo como: Campinas, Jaguariúna e Santa Bárbara d’Oeste, entre outras. Estas estão com as inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos.

No total são 3,5 mil cursos disponíveis. Eles têm duração de um a dois anos e serão ministrados nos períodos da manhã, tarde e noite. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os curso são voltados para as áreas de: tecnológicas demandadas pela indústria, como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Equipamentos Biomédicos, Gestão, Gráfica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Vestuário, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação.

As inscrições ficam abertas até o dia 26 de abril de 2021 e são feitas no site do SENAI-SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 8 de junho a partir dás 8h.

Quem pode participar?

O processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos de 2021 foram divididos em duas categorias. À primeira é do período diurno e à segunda é do período noturno.

Entretanto, a seleção dos candidatos, das duas categorias, serão mediante o desempenho escolar.

Curso técnico no período diurno:

  • Candidatos que tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio;
  • Matriculados no último ano escolar com conclusão antes do início das aulas do curso;
  • Idade mínima de 15 anos e máximo de 24 anos.

Os estudantes dessa categoria serão encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP.

À lista dos candidatos classificados será divulgado nos dias 15, 16 e 17/06/2021 e à lista da 1º chamada será divulgada no dia 18 de junho de 2021.

Curso técnico no período noturno:

  • Candidatos com ensino médio concluído;
  • Matriculados no último ano escolar com conclusão antes do início das aulas do curso;
  • Diploma de conclusão do ensino médio.

À lista dos candidatos classificados será divulgado nos dias 22, 23 e 24/06/2021 e à lista da 1º chamada será divulgada no dia 25 de junho de 2021.