Restituição do Imposto de Renda vai mudar? Prazo para declaração foi alterado

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria da Receita Federal anunciou o adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021 para o dia 31 de maio. Apesar disso, a decisão não altera o calendário da restituição do Imposto de Renda. O pagamento será feito em cinco lotes, com o primeiro no dia 31 de maio.

Restituição do Imposto de Renda vai mudar? Prazo para declaração foi alterado
Restituição do Imposto de Renda vai mudar? Prazo para declaração foi alterado (Imagem: Montagem/FDR)

Anteriormente, o limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 se encerrava no dia 30 de abril. Assim como ocorreu em 2020, o prazo foi alterado por conta da pandemia de covid-19.

Em nota, a Receita Federal alega que as prorrogações foram promovidas como forma de aliviar as dificuldades impostas pela pandemia.

O órgão ainda afirma que a medida busca proteger a sociedade, de forma evitar aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos contribuintes para obter documentos ou ajuda profissional.

Até o início desta segunda, 38,2% das declarações previstas foram enviadas. A Receita havia recebido 13,4 milhões de declarações. Deste total, 42,1 mil foram entregues com certificado digital. Neste ano, há a expectativa de receber até 32,6 milhões de declarações do IR.

Calendário da restituição do Imposto de Renda não terá mudança

Segundo a Receita Federal, mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Dessa forma, a restituição do primeiro lote é mantida para dia 31 de maio — no mesmo dia em que se encerra o prazo de envio da declaração do IR 2021.

Por conta disso, o órgão do Ministério da Economia destaca que, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo a pessoa receberá a restituição do Imposto de Renda. A restituição deste ano acontecerá em cinco lotes, seguindo essas datas:

  • 1º lote: 31 de maio de 2021
  • 2º lote: 30 de junho de 2021
  • 3º lote: 30 de julho de 2021
  • 4º lote: 31 de agosto de 2021
  • 5º lote: 30 de setembro de 2021

No primeiro lote, a prioridade será para os contribuintes acima de 60 anos de idade, com destaque aos acima de 80 anos, pessoas com deficiência física ou doença grave e os que possuem o magistério como fonte principal de renda.

Após o grupo prioritário, o recebimento será para quem enviar a declaração antes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.