Imposto de Renda ganha novo prazo para entrega da declaração; o que muda?

Pontos-chave
  • Contribuintes ganham um mês a mais para entregar o IRPF;
  • Novo prazo termina em 31 de maio;
  • Receita já recebeu 11.952.904 declarações do IR neste ano.

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 foi estendido. O novo prazo informado pela Secretaria da Receita Federal na manhã de ontem, 12, termina no dia 31 de maio, ou seja, os contribuintes ganharam um mês a mais para enviar o documento.

Imposto de Renda ganha novo prazo para entrega da declaração; o que muda?
Imposto de Renda ganha novo prazo para entrega da declaração; o que muda? (Imagem: Divulgação)

A Receita Federal informou também que os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações, também foram estendidos e se encerram em 31 de maio.

O órgão explicou que os prazos de entrega foram estendidos como forma de atenuar as dificuldades decorrentes da pandemia do coronavírus.

“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, informou o órgão.

Calendário de restituição permanece igual 

É importante ressaltar que o calendário de restituição do IR permanece inalterado. Sendo assim, o primeiro lote será pago em 31 de maio, e o último em 30 de setembro.

Cotas do IR

A Receita informou também que o vencimento das cotas do IR também, foram alteradas. Para contribuintes que possuem imposto a pagar, a primeira cota, ou a cota única, que inicialmente venceria em abril, agora pode ser paga até o dia 10 de maio.

Por isso, quem quiser pagar o imposto devido via débito automático deve fazer o pedido até 10 de maio.

“Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas”, informou a Receita.

As outras cotas também passam por mudanças. A segunda cota, que deveria ser paga até o fim de maio, teve prazo prorrogado até o último dia útil de junho, e assim sucessivamente até a 8ª cota que vencerá no último dia útil de dezembro.

As cotas do IR tem acréscimo da taxa Selic e de mais 1% em cima do valor da cota. Nenhuma cota deve ter valor menor que R$ 50,00, e o imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em cota única.

Declarações já entregues 

Até as 16h da última sexta, 9, a Receita recebeu 11.952.904 declarações do IR, o que corresponde a cerca de 36% do total de 32,6 milhões de documentos que são aguardados em 2021.

Declaração do IR 2021 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Devem declarar o Imposto de Renda 2021

Imposto de Renda 2021

De 1º de março a 31 de maio

Calendário de restituição em 2021

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile