IPVA, ICMS e outros impostos que podem ser pagos com PIX no Piauí

No Piauí, os contribuintes podem contar agora com mais uma facilidade para efetuar o pagamento de seus tributos estaduais. A Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) disponibilizou o sistema para pagamentos de tributos como ICMS, IPVA e ITCMD através do PIX.

IPVA, ICMS e outros impostos que podem ser pagos com PIX no Piauí
IPVA, ICMS e outros impostos que podem ser pagos com PIX no Piauí (Imagem FDR)

Os contribuintes que, por exemplo, costumam emitir o boleto do IPVA no site da Sefaz, o processo é muito simples. É só clicar em Darweb, inserir os dados do veículo e quando  aparecer as opções de pagamento, selecione o PIX.

Oferecendo a opção de pagamento de tributos estaduais através do PIX, o Piauí se torna um dos pioneiros no Brasil.

“Estamos reafirmando o compromisso com a excelência nos serviços da Sefaz. O Piauí é um dos primeiros entes da federação a disponibilizar o sistema”, diz Rafael Fonteles, o secretário de Estado da Fazenda.

Quando o contribuinte seleciona o pagamento através do PIX, ele emite o boleto que contém um código QR, que pode ser pago em qualquer instituição financeira que aceite a modalidade e também nos aplicativos dos bancos.

A operação é finalizada em apenas alguns segundos e o pagamento recebe baixa em até 15 minutos, diz o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.

PIX

O PIX permite pagamentos e transferências em tempo real, e funciona todos os dias da semana em qualquer horário e para todas as instituições financeiras.

A solução de pagamentos, permite transferências entre pessoas físicas e jurídicas e o processo é infinitamente mais rápido que o TED e o DOC. Em apenas 10 segundos o processo é concluído.

Ele pode ser encontrado dentro do aplicativo de seu banco ou instituição financeira e também em canais como internet banking e caixas eletrônicos.

Para fazer transferências e pagamentos, os usuários podem utilizar os dados da conta, da mesma forma que no TED ou DOC, QR Code e também as chaves PIX.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile